Você entende tudo o que falam sobre o momento que estamos vivendo?

Encontre aqui a explicação de alguns dos termos que entraram no nosso vocabulário diário recentemente

Você entende tudo o que falam sobre o momento que estamos vivendo?

“A atual pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, exige medidas de distanciamento social para não sobrecarregar o sistema de saúde porque, entre outras coisas, existe uma escassez mundial de EPI e respiradores.”

Você talvez não tivesse escutado nada parecido com a frase acima até o fim de 2019, mas variações disso têm estado nos noticiários todos os dias nos últimos tempos. Ainda assim, é possível que algumas expressões não estejam completamente claras. Explicamos aqui 10 termos que vêm sendo usados com frequência e podem ajudar a entender melhor a situação em que nos encontramos.

Coronavírus

Existe uma família de vírus que é conhecida como corona e compreende diferentes vírus que podem infectar animais e/ou humanos. O novo coronavírus, que causa a COVID-19 (significado abaixo) é o responsável pela atual pandemia (significado também abaixo). Por ser uma mutação recente de um vírus da família corona, ainda não foram desenvolvidos medicamentos ou vacinas contra ele.

COVID-19

COVID é a sigla em inglês para doença do coronavírus (coronavirus disease). Já o número 19 diz respeito a 2019, que foi o ano em que primeiro se identificou a existência de um novo coronavírus que vinha infectando pessoas na China e causando uma doença respiratória até então desconhecida.

Cuidados intensivos

Diz-se dos cuidados médicos que necessitam de atenção especial e necessitam da internação do paciente – normalmente em uma unidade de tratamento intensivo (UTI). Do contrário, o paciente corre risco de morte. No caso de pacientes de COVID-19, isso normalmente inclui a utilização de aparelhos para ventilação mecânica, os respiradores (significado abaixo).

Distanciamento social x Quarentena x Isolamento

Distanciamento social

São medidas de redução do convívio social e da interação próxima entre pessoas de uma determinada localidade, com o objetivo de diminuir ou interromper a transmissão da doença. O fechamento do comércio não essencial e de escolas, assim como o cancelamento de eventos para evitar aglomerações, são medidas coletivas de distanciamento social. Da mesma forma, mesmo sendo uma precaução individual, manter a distância de 1 metro e meio de outras pessoas também é um exemplo dessa prática.

Quarentena

A quarentena é uma medida preventiva indicada em períodos de epidemia ou pandemia para prevenir a transmissão do agente infeccioso e ajudar a combater a doença. É uma medida de saúde pública e é indicada por autoridades sanitárias. A quarentena deve ser seguida por uma pessoa que se sente bem, mas teve contato próximo recente com pessoas diagnosticadas com a doença ou que apresentam sintomas típicos dela. A quarentena para a COVID-19 deve durar 14 dias, em completo isolamento, para observar a ocorrência ou não de sintomas.

Isolamento

O isolamento é a separação de indivíduos com doenças contagiosas de pessoas não infectadas para interromper a transmissão àqueles que ainda não foram contaminados. O auto-isolamento ocorre quando uma pessoa já com sintomas se distancia dos demais moradores de uma casa ou espaço, mantendo nenhum ou o mínimo contato possível. Como existem casos de pessoas infectadas com COVID-19, mas que não apresentam sintomas, é recomendado praticar o isolamento quando houver pessoas de alto risco em casa. “Suponha” que você está infectado para evitar passar a doença adiante para pessoas com alto risco de desenvolverem as formas mais graves da doença.

Equipamento de proteção individual (EPI)

Os EPIs são distintos para diferentes profissões. No caso dos profissionais de saúde que atendem pacientes com doenças contagiosas, como é o caso da COVID-19, os equipamentos mais comuns são luvas, jaleco, óculos e máscara. A grande demanda no mundo todo por esses equipamentos – especialmente as máscaras específicas capazes de proteger contra o vírus – fez com que eles ficassem em falta no mercado global. Por isso é tão importante priorizar o uso desses equipamentos para equipes de saúde, que estão mais expostas ao vírus enquanto atendem os pacientes.

Lockdown

Sem uma tradução precisa para o português, o termo em inglês significa uma espécie de bloqueio total à circulação de pessoas em um dado período. São medidas de governo tomadas para conter a propagação do vírus quando a capacidade de leitos dos hospitais já está perto ou já chegou ao seu limite. Medidas desse tipo foram tomadas, por exemplo, na China no momento em que se temia que a contaminação não parasse e levasse a mais mortes.

Pandemia

Uma epidemia é o aumento de número de casos de uma determinada doença que excede claramente o esperado em uma determinada área geográfica. Já uma pandemia é uma epidemia que atinge proporções globais, afetando vários países.

Respirador

Também conhecido como ventilador mecânico, é uma máquina que ajuda o ar a entrar e a sair dos pulmões de um paciente que não consegue controlar seu sistema respiratório sozinho. Mesmo sendo uma doença leve em cerca de 80% dos casos, cerca de 5% das pessoas infectadas pela COVID-19 tem complicações respiratórias graves e precisa de cuidados intensivos, podendo incluir o uso de respiradores.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print