Venezuela: garantindo acesso a cuidados de saúde de qualidade antes, durante e depois da gravidez

MSF apoia equipes de saúde com cuidados pré e pós-natais, atividades de promoção da saúde e doação de anticoncepcionais.

Venezuela: garantindo acesso a cuidados de saúde de qualidade antes, durante e depois da gravidez

Lesser segura seu filho Abel nos braços enquanto o amamenta. Abel tem apenas 15 dias. Hoje, Lesser o trouxe ao Ambulatório de San Vicente, uma clínica de saúde na zona rural do estado de Sucre, no Nordeste da Venezuela, para sua primeira consulta pós-natal. Lesser também fez todos os exames pré-natais e deu à luz Abel aqui. Mas nem sempre foi tão simples assim.

Lesser, de 28 anos, tem outros três filhos, de 12, nove e seis anos, e mora no bairro Agua Blanca, a 10 minutos de caminhada da clínica. No entanto, antes de o local abrir, ela teve que viajar para outros centros mais distantes para fazer os exames pré-natais de seus outros filhos e precisou ir à maternidade central do estado, a quase 100 quilômetros de distância, para dar à luz.

Acesso a cuidados médicos de qualidade

Muitas mulheres grávidas em Sucre lutam para chegar à maternidade central devido à falta de transporte ou combustível. Para reduzir as mortes de gestantes, novas mães e recém-nascidos no estado, Médicos Sem Fronteiras (MSF) – junto a autoridades regionais de saúde – tem trabalhado para melhorar o acesso a cuidados médicos de qualidade antes, durante e após a gravidez, desde 2020.

MSF está ajudando a aprimorar as consultas pré e pós-natais em clínicas ambulatoriais rurais e reconstruindo ou consertando salas de parto em instalações de saúde apoiadas pela organização. MSF também fornece vitaminas pré-natais, testes gratuitos de diagnóstico rápido de doenças comuns – como urina, hemoglobina, sífilis, HIV e hepatite B – durante as consultas pré-natais e suprimentos médicos para enfermarias de obstetrícia. As equipes de MSF estão treinando profissionais sobre como lidar com emergências obstétricas e neonatais e também estão organizando atividades de promoção da saúde para enfatizar a importância dos exames pré e pós-natais.

Consultas de pré-natal

Lesser deu à luz na recém-equipada sala de parto da clínica de saúde de San Vicente, onde nascem pelo menos dois bebês por semana. Durante cada consulta pré-natal, ela fez exames de urina, hemoglobina, sífilis, HIV, entre outros.

“Durante cada check-up da gravidez, realizamos testes que nos permitem detectar possíveis complicações antes que elas se tornem um problema”, explica Maritza Regardiz, coordenadora de atividades médicas de MSF em Sucre. “Também fornecemos vitaminas, como ferro e ácido fólico, e medicamentos, por exemplo, para tratar infecções urinárias, que podem ter implicações para a saúde da mãe ou do recém-nascido”.


 
Apoio a profissionais do Ministério da Saúde

MSF trabalhou com equipes médicas para desenvolver programas de saúde materna em ambulatórios em Guaca, San Vicente, Coicual, Putucual, no hospital Yaguaraparo e na maternidade Candelaria García, em Carúpano. Em cada um desses centros de saúde, os profissionais de MSF apoiam seus colegas do Ministério da Saúde, ajudando-os a seguir os protocolos médicos e garantindo que os pacientes recebam cuidados de boa qualidade. Durante o primeiro trimestre de 2021, MSF apoiou mais de 5.200 consultas pré-natais, quase 2 mil partos e 4.964 testes rápidos de hemoglobina, HIV, sífilis e hepatite B.

Sucre tem um alto índice de pessoas com malária. As equipes de MSF, juntamente com seus parceiros do Instituto de Malariologia, prestam atenção especial à detecção dessa doença em gestantes. Quando o teste de uma mulher é positivo para malária, ela pode ser tratada em tempo hábil, salvaguardando sua vida e a de seu bebê. “Nossas equipes de promoção da saúde também distribuem mosquiteiros às gestantes e explicam as melhores práticas de prevenção da malária”, acrescenta Regardiz.

Promoção da saúde

A promoção da saúde desempenha um papel fundamental no apoio à saúde materna no Nordeste da Venezuela. As equipes de MSF se reúnem com mulheres grávidas e puérperas para explicar a importância da amamentação e das consultas pré e pós-natais. Eles fornecem às mães todas as informações sobre os benefícios da amamentação e as acompanham nos primeiros dias após o parto.

Os promotores de saúde de MSF também conectam novas mães e mulheres grávidas aos serviços de planejamento familiar. Foi assim que Bárbara ficou sabendo da possibilidade de conseguir um implante anticoncepcional gratuito no hospital Yaguaraparo. Bárbara tem 20 anos, um filho de 24 meses e um companheiro estável. Ela quer se proteger para não ter mais bebês em curto prazo, mas a situação econômica dificulta a obtenção de anticoncepcionais orais. “Para comprar uma caixa de comprimidos que dura apenas um mês, eu teria que trabalhar duas ou três semanas, sem gastar dinheiro com mais nada”, diz ela.

MSF também tem trabalhado com as autoridades de saúde do estado para promover o planejamento familiar, já que 33% das mulheres que vêm para as consultas de pré-natal são adolescentes. A organização doou preservativos, anticoncepcionais orais, injetáveis e em forma de implantes subdérmicos (inserido sob a pele). Os profissionais treinaram as equipes médicas dos centros de saúde para a inserção e remoção destes últimos. Entre janeiro e julho de 2021, mais de 6.200 pessoas em Sucre receberam anticoncepcionais em centros de saúde apoiados por MSF.


 
Após comparecer a uma consulta para colocação de um implante contraceptivo no hospital, Bárbara se sente feliz e confiante. Agora, ela pode decidir quando terá mais filhos no futuro. No momento, ela quer se concentrar em seu trabalho como comerciante. A moça também sonha em se tornar médica forense ou jornalista e tem certeza de que nunca é tarde para começar.

MSF está presente na Venezuela desde 2015 e atualmente possui projetos nos estados de Bolívar, Sucre, Amazonas, Anzoátegui, Miranda, Táchira e Distrito Capital. Nosso trabalho na Venezuela é financiado exclusivamente por doações privadas de pessoas em todo o mundo.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print