União Europeia: tire as mãos dos nossos medicamentos

Médicos Sem Fronteiras lança campanha pedindo para União Europeia rever acordos que podem elevar o preço de medicamentos genéricos produzidos na Índia

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras lança hoje a campanha global “Europa, tire a mão dos nossos medicamentos!”, contra as tentativas da União Europeia (UE) de restringir o acesso aos medicamentos genéricos aos pacientes dos países em desenvolvimento. A data de lançamento da campanha coincide com a retomada das negociações da UE com a Índia sobre um acordo comercial que coloca obstáculos nas diferentes dimensões do acesso a medicamentos.

“Nós dependemos dos medicamentos produzidos na Índia para tratar todos os tipos de doenças. 80% dos medicamentos para Aids utilizados em nossos projetos na África são provenientes da Índia, o que significa manter cerca de 160 mil pessoas vivas”, disse Unni Karunakara, presidente do Conselho Internacional de MSF. “Por isso, não podemos permanecer calados enquanto a Europa trabalha para controlar todos os aspectos da oferta de medicamentos, seja o registro e o transporte para pacientes em outras partes do mundo”.

O acordo entre a Índia e a União Europeia é um dos muitos ataques da Comissão Europeia contra os medicamentos genéricos. Por meio de outros acordos comerciais bilaterais, a Europa está ameaçando a produção de medicamentos seguros, efetivos e a preços acessíveis em todo o mundo. Nessas negociações, a União Europeia exige cláusulas de propriedade intelectual mais severas do que aquelas previstas pelo direito internacional. A Europa também é uma força motriz nas negociações secretas para um Anti-Counterfeiting Trade Agreement (conhecido pela sigla ACTA), onde lidera a pressão por medidas que limitariam a produção de medicamentos genéricos.

Os impactos dessas políticas já podem ser sentidos pelos pacientes. Graças à regulamentação aduaneira da Comissão Europeia, medicamentos destinados a países em desenvolvimento foram detidos em portos da Europa, colocando a vida de pessoas em risco. “Os europeus estão tirando os medicamentos das nossas mão”, disse Marius Mueller, coordenador médico de MSF no Quênia. “Os medicamentos genéricos são mais baratos, o que nos permite atender cada vez mais pacientes com Aids, inclusive garantindo a continuidade do tratamento para eles e para seus filhos. As imposições da Europa colocam todo o nosso trabalho dos últimos cinco anos em risco”.

Estudo recente mostra que mais de 90% dos medicamentos para Aids comprados por doadores internacionais em 2008, incluindo governos europeus, são genéricos produzidos na Índia. Encerrar o fornecimento desses medicamentos seria devastador para os milhares de pacientes a espera de atendimento.

“A Europa está claramente aproveitando todas as ocasiões que pode para impedir o acesso a medicamentos genéricos das pessoas que vivem nos países em desenvolvimento”, disse Michelle Childs, da campanha da MSF para acesso a Medicamentos Essenciais. “Grupos da sociedade civil de todo o mundo estão se mobilizando para pedir à Europa rever essa posição e pedimos a todos, em toda parte, que apoiem nossa campanha e acesse o action.msf.org/pt_BR/action/index/. Pedimos que se juntem a nós e enviem uma mensagem ao Comissário de Comércio Europeu Karel De Gucht para que ele TIRE as mãos de nossos medicamentos.”

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print