Um mundo melhor é possível: nossos cinco desejos para 2021

Continuamos exigindo mudanças que coloquem as pessoas acima dos lucros. Medicamentos não deveriam ser artigos de luxo

Um mundo melhor é possível: nossos cinco desejos para 2021

Neste ano difícil e incomum de 2020, cada um de nós foi afetado por um dos maiores desafios globais de saúde em décadas: a pandemia de COVID-19. O novo coronavírus revelou que as preocupações com o acesso a medicamentos, diagnósticos e ferramentas médicas vitais para combater uma doença mortal não se limitam mais às pessoas que vivem nos lugares mais pobres do planeta.

Hoje, como nunca visto antes, estamos todos juntos no mesmo barco. E, juntos, devemos trabalhar para achar soluções. Devemos desenvolver e compartilhar os frutos do progresso científico de uma forma justa e eficaz para controlar esta pandemia, e as lições que aprendemos nos permitirão superar outras doenças que hoje arruínam desnecessariamente a vida de milhões de pessoas.

Em Médicos Sem Fronteiras (MSF), continuaremos fazendo apelos por melhores formas de atender às necessidades de saúde urgentes das pessoas em nossos projetos e no mundo todo. Continuaremos pressionando por mudanças que coloque as pessoas acima dos lucros. E esperamos que você se junte a nós!

Abaixo, estão nossos cinco desejos para 2021. Queremos ajudar a construir um mundo melhor e mais justo. Um mundo onde as pessoas podem ter acesso aos medicamentos de que precisam para sobreviver, onde quer que estejam.

Desejo 1: que todos compartilhem os frutos do progresso científico

Hoje, quase 2 bilhões de pessoas não têm acesso aos medicamentos de que precisam para se manterem bem e saudáveis. Um dos principais motivos é o alto preço.

Precisamos de um mundo no qual os medicamentos sejam desenvolvidos com o objetivo principal de atender às necessidades de saúde das pessoas, onde quer que vivam, e não para obter o máximo de benefícios.

Desejo 2: que todos compartilhem conhecimento para o bem comum

Hoje, as empresas farmacêuticas e outras instituições mantêm informações em segredo e não permitem que terceiros usem seus dados e progresso. Isso representa um desperdício no compartilhamento de conhecimento para outras empresas ao redor do mundo, algo que poderia tornar medicamentos e ferramentas médicas mais acessíveis.

Precisamos de um mundo onde os dados e a ciência sejam compartilhados abertamente para permitir uma produção acessível e atender às necessidades locais.

Desejo 3: que todos sejam transparentes em relação ao custo real de novos medicamentos

As empresas farmacêuticas tentam justificar o alto custo dos medicamentos pela quantidade de investimento que dizem ter aplicado no desenvolvimento de um medicamento. No entanto, elas não são transparentes para revelar o custo real gasto. Sabemos que muitas empresas gastam mais para comercializar seus produtos do que para desenvolvê-los.

Precisamos de um mundo onde as empresas sejam transparentes sobre seus custos e investimentos reais. Assim, podemos tomar uma decisão sobre preços justos cobrados pelos medicamentos.

Desejo 4: que todos se beneficiem de pesquisas financiadas com dinheiro público

Todos os anos, bilhões de euros de fundos públicos e privados são investidos no desenvolvimento de novos medicamentos. Mas o dinheiro não vem com nenhuma condição anexada para garantir que os produtos finais – medicamentos, vacinas e/ou ferramentas médicas – cheguem a todas as pessoas que precisam deles.

Precisamos de um mundo onde o financiamento para o desenvolvimento de medicamentos venha com condições e compromissos, garantindo, assim, um acesso justo para todos.

Desejo 5: que todos trabalhem em conjunto para resolver problemas

Hoje, as decisões sobre a saúde das pessoas em todo o mundo são em grande parte tomadas por um pequeno grupo de pessoas nos países ricos. Precisamos que todas as partes resolvam os problemas globais juntos, incluindo os governos, a sociedade civil e as pessoas afetadas.

Precisamos de um mundo no qual as pessoas participem das decisões sobre suas próprias necessidades e benefícios de saúde, incluindo o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print