Você está aqui

Representante no Brasil da Campanha de Acesso dá palestra em Hospital Universitário

04/06/2002
Representante no Brasil da Campanha de Acesso dá palestra em Hospital Universitário

Na última terça-feira, dia quatro de junho, Michel Lotrowska, representante da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de Médicos Sem Fronteiras no Brasil, deu uma palestra no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em sua palestra, que contou com a presença de estudantes de medicina, professores da universidade e pacientes do hospital, Michel falou sobre a Campanha de Acesso, assim como do trabalho de Médicos Sem Fronteiras no Brasil e no mundo. Foi também apresentado e distribuído o documento Desequilíbrio Fatal, resultado de uma pesquisa realizada pela Campanha de Acesso em união com o Grupo de Trabalho para Doenças Negligenciadas (DND).

Michel abordou alguns aspectos de documentos da Organização Mundial de Comércio (OMC) que afetam mais diretamente a saúde pública, como, por exemplo, os acordos TRIPS – Aspectos Comerciais Relacionados aos Direitos de Propriedade Intelectual –, e chamou a atenção para os possíveis desdobramentos indesejáveis das negociações para a implementação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), além de frisar a necessidade da sociedade civil se unir em prol de ações conjuntas que defendam os interesses públicos.

A mesa de debates contou também com as participações da Dra. Valdilea Veloso, coordenadora estadual do programa DST/Aids e da Dra. Débora Fontenelle, do departamento epidemiológico do Hospital Universitário.