RDC: Deslizamento de terra mata dez

Centenas de refugiados vivem com medo de novos deslizamentos

Na última quarta-feira, dia 4, um deslizamento de terra atingiu um campo de refugiados matando oito pessoas na cidade de Masisi, Kivu Norte,na República Democrática do Congo (RDC). A maioria das vítimas eram crianças, mas dois adolescentes também morreram. Alguns dias antes, outro deslizamento já havia matado outras duas crianças.

Além das mortes, o deslizamento causou a destruição dezenas de cabanas, que serviam de abrigo para alguns dos 4,5 mil residentes do campo de refugiados. As famílias afetadas perderam a maior parte de seus pertences.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) respondeu imediatamente, viajando para o campo e tranferindo cinco feridos para a base de MSF no hospital de Masisi, para que elas recebessem tratamento de emergência. Um psicólogo da Organização também está atendendo as famílias afetadas e dando assistência psicológica.

O campo de refugiados Kilimani, atingido pelo deslizamento de terra, é localizado no centro da cidade de Masisi. Sua população inicial, de duas mil pessoas, praticamente triplicou agora, após a intensificação dos conflitos e insegurança da região durante os últimos dois anos. A maioria da população deslocada está vivendo em pequenas cabanas nas encostas lamacentas.

A equipe de MSF em Masisi está trabalhando no hospital, em um centro de saúde, e também através de clínicas móveis. Ao longo dos últimos meses, MSF também construiu reservatórios de água,que eram necessários com urgência, no campo Kilimani. Mas as fortes chuvas que caem agora podem provocar outras fatalidades no local. Centenas de pessoas, já deslocadas pela Guerra do Norte Kivu, vivem com medo de novos deslizamentos de terra acontecerem.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é atualmente a única organização humanitária que continua em Masisi, uma região localizada no coração da Guerra Oriental da RDC. Aproximadamente 90 congoleses e 11 profissionais internacionais estão trabalhando no projeto MSF na cidade de Masisi.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print