Quase 1 milhão de crianças são vacinadas contra o sarampo por MSF no Chade

Profissionais apoiaram Ministério da Saúde do país em campanha realizada na capital, N’Djamena.

Um total de 955.673 crianças em N’Djamena, capital do Chade, foram vacinadas contra o sarampo por equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF), em apoio ao Ministério da Saúde Pública do país. A campanha de vacinação em massa ocorreu de 10 a 21 de janeiro, destinada a crianças entre quatro meses de vida e 16 anos de idade.

As epidemias de sarampo são recorrentes no Chade e representam uma das principais causas de morte entre as crianças. A cobertura vacinal é baixa em todo o país. Muitas famílias, mesmo aquelas em áreas urbanas, lutam para ter acesso a cuidados pediátricos quando seus filhos adoecem.

Em 2022, o Chade passou por inundações sem precedentes após fortes chuvas, forçando um grande número de pessoas a deixar suas casas. Em N’Djamena, a inundação do rio Chari deslocou cerca de 255 mil pessoas entre outubro e dezembro de 2022, de acordo com dados do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês).

Muitas buscaram refúgio em cerca de 20 acampamentos de deslocados na capital, onde muitas vezes há superlotação e condições de higiene precárias.

“A falta de acesso à água potável e à higiene aumenta a vulnerabilidade das pessoas, assim como a superlotação”.
– Dr. Jean Patrick Oumaba, coordenador médico de MSF em N’Djamena, no Chade.

“Nosso objetivo inicial de prevenir surtos de doenças, vacinando crianças nos acampamentos, rapidamente se transformou em uma campanha de vacinação em massa em apoio ao Ministério da Saúde Pública e à Unicef”, explica Oumaba.

Além da vacinação, as equipes de MSF prestaram assistência médica a 396 crianças com sintomas de sarampo e encaminharam 52 em estado crítico para uma unidade dedicada ao tratamento da doença no hospital apoiado por MSF em Gozator.

Para ampliar a população atingida e compartilhar informações sobre o sarampo, os sintomas da doença e a importância da proteção por meio da vacinação, as atividades de promoção da saúde realizadas na campanha reuniram várias associações locais, líderes comunitários, organizações internacionais, o governo e a mídia. No entanto, há muitas questões relacionadas à saúde que ainda estão pendentes no país, e muito mais precisa ser feito para conter surtos de doenças de forma eficaz.

Distrito de Didangali, sul da capital N’Djamena. Vista aérea de uma das zonas mais afetadas pela inundação. Dezembro de 2022. Foto: Fausto Podavini/MSF

O sarampo, uma infecção viral aguda do sistema respiratório caracterizada por erupções cutâneas de pequenos pontos vermelhos, é considerado a doença mais contagiosa do mundo. Sem tratamento específico, a vacinação é a ferramenta médica mais eficaz contra o sarampo.

O controle a longo prazo do ressurgimento de surtos de sarampo no Chade só pode ser alcançado a partir do aumento da cobertura vacinal em todo o país.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print