Profissional de MSF morto em conflito em Agok, no Sudão do Sul

David Deng Aleu foi morto dentro de casa na quinta-feira, 10 de fevereiro, após a eclosão de conflitos em uma área administrativa especial entre o Sudão e o Sudão do Sul.

Foto: Valérie Batselaere/MSF

Com grande tristeza, Médicos Sem Fronteiras (MSF) confirma a morte de David Deng Aleu, enfermeiro sul-sudanês que trabalhava no nosso hospital em Agok, no Sudão do Sul. David foi morto dentro de sua casa na última quinta-feira (10/02), quando um conflito entre comunidades eclodiu na cidade localizada em uma área administrativa entre o Sudão e o Sudão do Sul.

“Estamos profundamente entristecidos com a morte de nosso colega e expressamos nossas sinceras condolências à sua família e aos amigos”, disse Gouranga Manna, coordenador-geral de MSF no Sudão do Sul. “Condenamos fortemente este ato de violência que levou à trágica perda de vidas na comunidade”.

Quando os combates eclodiram, os habitantes locais fugiram para a floresta e outras cidades vizinhas por segurança. Entre eles, estavam vários membros da nossa equipe que trabalha no hospital de MSF. Como resultado, eles foram forçados a suspender temporariamente as operações no hospital, transferindo os 24 pacientes que estavam recebendo tratamento médico para um hospital em Abyei.

MSF continua comprometida a fornecer assistência médica à população de Agok. Mantemos nossa presença na comunidade para garantir o acesso aos cuidados médicos essenciais.

“Os princípios de independência, imparcialidade e neutralidade de MSF significam que fornecemos assistência médica a qualquer pessoa em situação de necessidade urgente, independentemente de sua etnia, filiação política ou qualquer outro fator”, disse Gouranga Manna. “Pedimos respeito e segurança às nossas equipes médicas para que possamos continuar a fornecer serviços médicos vitais”.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print