Pessoas são encontradas algemadas e feridas na ilha grega de Lesbos

Equipes de MSF forneceram atendimento médico de emergência no local e encaminharam as quatro pessoas feridas ao hospital.

Na quinta-feira, 20 de outubro de 2022, uma equipe de emergência de Médicos Sem Fronteiras (MSF) recebeu um alerta oficial sobre um grupo de pessoas recém-chegadas à ilha grega de Lesbos, que precisavam de cuidados médicos urgentes. Quando uma equipe de MSF chegou ao local, encontrou três pessoas algemadas e quatro feridas, supostamente por espancamentos.

“Naquele dia, fomos chamados para uma intervenção de emergência”, diz Teo di Piazza, coordenador do projeto de MSF em Lesbos. “Quando estávamos nos aproximando do local, em uma montanha, começamos a ouvir pessoas gritando, muitos gritos.”

“Estávamos preocupados e começamos a correr em sua direção. Quando chegamos, encontramos 22 pessoas”, disse Di Piazza. “Todos choravam: mulheres, crianças e homens. Três pessoas estavam algemadas com lacres de plástico. Outras quatro estavam feridas. Com base em seus relatos, as lesões ocorreram devido à violência de um grupo de pessoas que havia saído quando nos aproximamos.”

“Eles teriam começado a espancá-los e algemá-los assim que os encontraram.”

– Teo di Piazza, coordenador do projeto de MSF em Lesbos.

Todos no grupo estavam em choque. “Pudemos ver que as pessoas estavam em um estado crítico”, diz Teo di Piazza. “Tivemos que chamar um de nossos psicólogos para prestar atendimento psicológico de emergência ao grupo”. Os quatro feridos foram encaminhados ao hospital para avaliação de sua condição e para receber cuidados médicos.

“Segundo depoimentos, pouco antes de chegarmos, sete ou oito pessoas estavam se aproximando do grupo, dizendo que eram médicos e que tinham comida”, relata Di Piazza. “Eles supostamente começaram a espancá-los e algemá-los assim que os encontraram. E quando nos ouviram, o grupo nos disse que aquelas outras pessoas imediatamente fugiram.”

Equipes de MSF ouviram testemunhos semelhantes de violência a pessoas que chegam às ilhas de Lesbos e Samos em busca de segurança após uma jornada traumática. Esses relatos são extremamente preocupantes e MSF apela às autoridades competentes que tomem todas as medidas necessárias para prevenir e impedir que esses incidentes aconteçam. As pessoas devem ter acesso a procedimentos seguros de recepção, proteção e asilo.

Nossas equipes informaram as autoridades policiais sobre o incidente e apoiaram o encaminhamento de pessoas feridas para o hospital. Também fornecemos cuidados de acompanhamento ao grupo no dia seguinte.

Em Lesbos e Samos, as equipes de MSF se coordenam com outras organizações humanitárias e de proteção, como o ACNUR, e também as autoridades locais para receber alertas oficiais e fornecer assistência médica de emergência às pessoas que chegam às duas ilhas.

MSF fornece atendimento médico e psicológico de emergência, distribui alimentos, água e roupas secas e coordena, com os serviços locais de saúde pública, encaminhamentos ao hospital, se necessário. Posteriormente, a polícia local encaminha as pessoas para o acampamento, para processos de registro após cinco dias de quarentena. Desde agosto de 2021, as equipes de MSF em Lesbos e Samos forneceram assistência médica de emergência a 2.225 pessoas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print