ONG comunitária completa 3 anos à frente de Posto de Saúde

ONG comunitária completa 3 anos à frente de Posto de Saúde

No dia 25 de maio a Ong MOGEC (Movimento Organizado de Gestão Comunitária) comemorou o seu 3º aniversário à frente do Posto de Saúde de Vigário Geral, criado por Médicos Sem Fronteiras em 1995 e integrado à rede pública de saúde em 1998.

Totalmente coordenado por lideranças da comunidade, o MOGEC foi criado a partir do projeto de Capacitação de Gestores Comunitários, também de Médicos Sem Fronteiras, que formou líderes de diversas comunidades, inclusive de Vigário Geral.

Como fruto, os líderes de Vigário Geral criaram o MOGEC, com a missão de assumir a administração do posto de saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Hoje são 28 pessoas trabalhando no posto, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, sanitaristas, assistentes sociais, agentes de saúde e equipe de administração. Profissionais que têm a missão de dar cuidados essenciais de saúde a uma população que soma mais de 50 mil pessoas (comunidade de Vigário Geral, Parada de Lucas e adjacências).

Mensalmente são mais de 6 mil atendimentos, incluindo clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, atendimento social, visitas domiciliares e atendimento em grupo. Além disso, são feitas também campanhas de vacinação e de diabetes.

Um trabalho reconhecido pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Na festa do seu 3º ano de existência, foi entregue para a equipe do MOGEC uma Moção de Congratulações e Aplausos. Nas palavras desta Moção, “este movimento preocupa-se em levar para Vigário Geral, onde está sediado, e para as comunidades adjacentes um vasto programa social, educacional, cultural e profissional. (…) tudo o que se traduz em bem-estar, o MOGEC busca e coloca ao alcance de seus assistidos”.

Além da administração do Posto de Saúde de Vigário Geral, o MOGEC ainda tem programas de alfabetização para a terceira-idade, de incentivo à leitura para crianças, reforço escolar, da multi-mistura e de capacitação profissional para jovens de 16 a 21 anos.

Para entrar em contato com o MOGEC, ligue para (21) 3371-1370 ou escreva para o e-mail mogec@terra.com.br, e fale com a Elaine.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print