O que sabemos até agora sobre o Covid-19?

Veja uma lista com sete respostas que ajudam a entender a doença que provocou a atual pandemia

O que sabemos até agora sobre o Covid-19?

Por ter sido descoberta há poucos meses, ainda não sabemos muitas informações sobre o Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Porém, existem dados concretos que podem ajudar a entender a situação atual e orientar os nossos hábitos para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.

Veja abaixo uma lista com sete perguntas e respostas.

O que é uma pandemia?

Uma epidemia é o aumento de número de casos de uma determinada doença que excede claramente o esperado em uma determinada área geográfica. Já uma pandemia é uma epidemia que atinge proporções globais, afetando vários países.

Que doença é essa?

COVID-19 é a abreviação para “corona virus disease” (doença do coronavirus, em inglês) e o número 19 se refere ao ano de 2019. Ela é causada por um vírus que foi descoberto na China e identificado como um membro da família dos coronavírus. O vírus parece ser transmitido através de gotículas espalhadas pela tosse que pode ser inalada ou infectar superfícies que as pessoas tocam.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns do Covid-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, secreções nasais e dor de garganta. Esses sintomas geralmente são leves. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal.

O que devo fazer se sentir algum desses sintomas?

Se você se sentir doente, procure o seu médico ou uma unidade de saúde. Pacientes com doenças crônicas ou graves, pessoas com sistema imunológico fragilizado, idosos e gestantes estão no grupo que deve estar mais atento.

Quão grave é essa doença?

Nossa compreensão do vírus e da doença ainda está evoluindo. As estimativas mais recentes são de que 80% das pessoas infectadas sofrerão apenas de uma forma leve da doença. Sistemas sofisticados de assistência médica podem curar até os pacientes mais críticos, mas o perigo é que os sistemas de saúde sejam sobrecarregados pelo grande número de pacientes a serem hospitalizados, dificultando o atendimento de todas as pessoas que precisam de cuidados.

Existe vacina ou tratamento?

Infelizmente ainda não existe vacina ou tratamento para o Covid-19. No caso de uma pessoa ficar doente, são recomendadas medidas de suporte para a superação da doença, como repouso, ingerir bastante água e uso de medicamentos para os sintomas.

O que posso fazer para evitar contrair ou espalhar a doença?

•    Lave com frequência bem as mãos com água e sabão por ao menos 20 segundos. Se não tiver acesso a água e sabão, use um desinfetante à base de álcool. No caso do álcool, você deve esperar que a solução tenha evaporado antes de tocar qualquer objeto.

•    Mantenha uma distância mínima de 1 metro (3 passos) entre você e qualquer pessoa que tosse ou espirra.

•    Não toque olhos, nariz e boca.

•    Não espirre ou tussa na mão. Use o cotovelo dobrado ou um lenço de papel para cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar. O lenço usado deve ser descartado imediatamente e as mãos lavadas.

O que Médicos Sem Fronteiras (MSF) está fazendo?

Essa pandemia, em termos de escala, disseminação e rapidez, tem um enorme efeito nos sistemas de saúde nos países afetados. Dado o tamanho da pandemia, a capacidade de MSF de responder na escala necessária é limitada.

Na Itália, que agora é o segundo país mais afetado (depois da China), MSF começou esta semana a apoiar quatro hospitais no epicentro do surto, com controle de infecções e atendimento a pacientes. Em Hong Kong, nossa educação em saúde e apoio à saúde mental continuam para grupos vulneráveis. No Irã, MSF apresentou uma proposta às autoridades para ajudar a cuidar de pacientes com Covid-19.
Continuaremos atentos para entender onde nosso apoio poderá ser oferecido.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print