Nova diretora-executiva de MSF-Brasil

“Queridas e queridos,

É com profunda honra e alegria que me dirijo a todas e todos vocês como a nova diretora-executiva de Médicos Sem Fronteiras no Brasil. Meu nome é Renata Reis e tenho o desafio de ajudar a escrever um novo capítulo de nossa organização no país, após anos sob a liderança de nossa querida Ana de Lemos. Seremos eternamente gratos à Ana por toda sua energia, inteligência e coragem nos anos em que ela nos guiou em meio a uma pandemia global que exigiu muito de todos nós e que deixará marcas em nossas vidas.

Minha trajetória profissional começa há muito tempo, mas é com enorme orgulho que dediquei os meus últimos 10 anos a Médicos Sem Fronteiras (MSF). Cheguei nesta organização cheia de sonhos e imbuída do espírito de oferecer o meu melhor para colaborar na oferta de ajuda aos que mais necessitam ao redor do mundo. Iniciei minha trajetória já no Brasil, estruturando a área de Advocacy e Relacionamento Institucional, onde lutei, com o apoio de todos vocês, para que MSF pudesse ser ainda mais reconhecida no Brasil como uma organização baseada em princípios firmes e para ressaltar que nossa preocupação única é oferecer ajuda independente de poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos. Em seguida, me tornei especialista em acesso humanitário para a América Latina e por anos pude apoiar meus colegas na abertura de projetos, na compreensão de contextos complexos e na negociação com atores diversos para que nosso trabalho fosse independente, neutro e imparcial na região. Em janeiro de 2020, fui escolhida para ser a vice-diretora executiva de MSF-Brasil e, nesse posto, pude apoiar diretamente Ana de Lemos na condução de nossos trabalhos no país. Assim, minha chegada como diretora-executiva vem de forma suave, uma vez que conheço profundamente o trabalho realizado até aqui em nosso país.

Meu compromisso com todas e todos vocês é continuar escrevendo uma história de parceria entre MSF e o Brasil. Como brasileira, eu conheço o amor que esse país tem por nossa organização, como o trabalho de nossas equipes é celebrado e apoiado e como nossos pacientes têm em vocês um apoio solidário e fraterno. Embora tenhamos problemas ainda importantes no país e apoiemos o Brasil, vocês nunca deixaram de olhar também pelos que mais sofrem em outras muitas partes do mundo, portanto, nosso agradecimento nunca será suficiente. Nós também sabemos que o Brasil tem muito conhecimento a partilhar no modo de fazer saúde e ajuda humanitária, por isso, seguiremos aprofundando a parceria entre nossas entidades, profissionais e organizações com MSF no mundo, fortalecendo nossas capacidades de resposta e eficiência com o jeito de fazer do Brasil.

Eu gostaria de terminar minha primeira carta a vocês reforçando nosso agradecimento sincero, pois sem o seu apoio e a sua confiança, nosso trabalho não seria possível. Quero também dizer que MSF é também a sua casa. Nossas portas estão abertas ao Brasil, assim como o Brasil nos abriu as portas há mais de 30 anos. Desejo continuar seguindo humildemente no caminho que iniciei há uma década, sendo uma trabalhadora humanitária dedicada e com o coração cheio de esperança. Eu não sonhava em ser diretora-executiva, eu sonhava apenas em ser útil à nossa organização e ser fiel aos nossos valores. Mas a vida, com todos os seus mistérios, me proporcionou essa oportunidade incrível. Desejo profundamente que essa nova jornada seja bonita e coletiva com todas e todos vocês.

Vamos ter muitas oportunidades para conversar,
Muito obrigada pelo apoio de vocês,

Renata Reis”

 

Assista VÍDEO RENATA REIS

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print