Nigéria: MSF constrói novas instalações no Hospital Pediátrico Gwange

Novas instalações em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, pode ser convertido em uma estrutura três vezes maior durante a alta temporada de malária

Nigéria: MSF constrói novas instalações no Hospital Pediátrico Gwange

O Hospital Pediátrico Gwange de MSF foi inaugurado para responder à falta de serviços pediátricos na cidade. A área de Gwange é uma das mais populosas de Maiduguri, capital do estado de Borno, no nordeste da Nigéria, hospedando o maior número de pessoas deslocadas internamente, com uma presença extremamente baixa de atores humanitários.

“O Hospital Pediátrico Gwange fica em um dos bairros mais pobres e desfavorecidos de Maiduguri”, disse Daniel Teajedor, engenheiro e coordenador de construções de MSF. “A esperança é que as instalações melhoradas apoiem ainda mais as comunidades da área”.

O Hospital Pediátrico Gwange de MSF oferece atendimento a crianças com idades entre um mês e 15 anos e é o único centro de saúde pediátrico gratuito disponível em Maiduguri, com capacidade para 80 leitos. Se necessário, a capacidade do local pode ser estendida para 200 leitos por meio da instalação de barracas durante os períodos de pico de malária ou em resposta a um surto de sarampo.

“O novo hospital oferece melhor infraestrutura, mais conforto e pode ser convertido em uma estrutura três vezes maior durante a alta temporada de malária”, diz Teajedor.

Construção foi dividida em duas etapas

Devido à pandemia da COVID-19, equipes de MSF foram forçadas a concluir o novo hospital em duas fases durante 12 meses. A primeira fase finalizou a construção de um pronto-socorro com área de triagem comum, departamento de internação, unidade de terapia intensiva (UTI), alas laranjas e amarelas e uma farmácia.

A segunda fase incluiu outras instalações para acomodar pacientes com condições mais graves, além de estruturas de apoio: uma nova sala para depósito de leite materno, uma unidade de esterilização, consultório médico e um laboratório. Um novo dispensário, uma sala de tétano e duas latrinas adicionais também foram incluídos na etapa secundária.

O novo prédio está localizado dentro do complexo de um centro de saúde do Ministério da Saúde. Apesar do acordo de compartilhamento, o departamento de internação é inteiramente administrado por MSF, enquanto o ambulatório é coordenado pelo órgão.

Mais de 22 mil crianças atendidas em 2020

Em 2020, MSF tratou 22.648 crianças que precisavam de atendimento de emergência no Hospital Pediátrico Gwange, incluindo 11.106 que foram admitidas no departamento de internação. Ao todo, 10.356 crianças foram tratadas para malária e 268 para sarampo. Entre janeiro e junho de 2021, nossas equipes no Hospital Pediátrico Gwange atenderam 10.717 pacientes, incluindo 6.090 admitidos no departamento de internação.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print