Nagorno-Karabakh: MSF oferece apoio de saúde mental a pessoas que buscam refúgio na Armênia

Mais de 100 mil pessoas precisaram sair de Nagorno-Karabakh após ataques lançados pelo Azerbaijão.

Equipes de MSF oferecem consultas de saúde mental e primeiros socorros psicológicos a pessoas que fogem de Nagorno-Karabakh. Goris, província de Syunik, sul da Armênia, setembro de 2023. © MSF

Mais de 100 mil moradores de Nagorno-Karabakh foram forçados a fugir para a Armênia, país vizinho, depois que o Azerbaijão lançou ataques à região, no dia 19 de setembro. Desde 28 de setembro, uma equipe médica de Médicos Sem Fronteiras (MSF) começou a receber pacientes no centro de registro em Goris, na província de Syunik, sul da Armênia. Dois psicólogos prestaram consultas de saúde mental e primeiros socorros psicológicos a mais de 200 pessoas em poucos dias.

Nagorno-Karabakh é uma república autoproclamada, internacionalmente reconhecida como pertencente ao Azerbaijão, mas que tradicionalmente tem sido o lar de muitos armênios étnicos. Após um acordo de cessar-fogo alcançado 24 horas depois do início dos ataques, as pessoas conseguiram sair do país pelo corredor de Lachin, localizado na fronteira, e que estava fechado há 10 meses.

Estamos lidando com pessoas que perderam tudo”.
– Narine Danielyan, líder da equipe médica de MSF em Goris.

“Nossa abordagem envolve várias etapas, incluindo a construção de confiança, a garantia do bem-estar, a estabilização de pessoas em sofrimento agudo, a prestação de assistência prática, a reconstrução de conexões sociais, a oferta de estratégias de enfrentamento e a conexão com recursos e cuidados adicionais”, diz Narine Danielyan, líder da equipe médica de MSF em Goris.

Com frequências, as pessoas que MSF encontra estão exaustas por terem carregado várias malas. Geralmente estão procurando apoio específico ou apenas alguém para ouvir suas histórias e preocupações.

Apoio de saúde mental e primeiros socorros psicológicos a pessoas que fogem de Nagorno-Karabakh. Goris, província de Syunik, sul da Armênia, setembro de 2023. © MSF

A maioria enfrenta problemas de saúde mental. Entre os pacientes que atende, a equipe médica de MSF observou estresse, incerteza sobre o futuro, choque, negação, medo, raiva, luto, distúrbios do sono e sintomas físicos, como dores de estômago e de cabeça. Mas isso é apenas a ponta do iceberg em relação ao sofrimento a longo prazo que as pessoas poderão enfrentar.

“Uma mulher veio até nós, expressando repetidamente seu desejo de voltar para casa imediatamente e pedindo nossa ajuda”, diz Narine Danielyan.

Quase todos com quem falamos nos dizem que perderam um ente querido ou um membro distante da família. A maioria está devastada e gravemente impactada psicologicamente.”

– Narine Danielyan, líder da equipe médica de MSF em Goris

As equipes de saúde mental de MSF continuam a acompanhar pacientes que foram acomodados em alguns dos hotéis ou centros perto do ponto de recepção em Goris, fornecendo sessões de saúde mental. Enquanto isso, nossas equipes continuam ativamente envolvidas na avaliação das necessidades em evolução, com foco específico em serviços gerais de saúde, continuidade dos cuidados para pacientes com doenças não transmissíveis e tratamento de infecções respiratórias, entre outras doenças.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print