MSF vai além para tratar a doença do sono na República Democrática do Congo

Viajando de jipe e de moto, uma equipe médica móvel está a caminho de uma região remota e insegura da República Democrática do Congo (RDC) para diagnosticar e tratar pessoas sofrendo com a doença do sono

rdc-msf152109-philipp_frischmsf

Em uma clínica pequena e escura na região nordeste da RDC, a jovem Germaine, de 24 anos, se deita em um leito, incapaz de andar porque está muito tonta. Ela foi picada por uma mosca tsé-tsé e os médicos de MSF a diagnosticaram com a doença do sono.

Germaine é uma das 42 mil pessoas que a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) pretende testar e tratar para a doença tropical em um período de oito meses. Em maio de 2015, equipes médicas móveis, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório, começaram a viajar por regiões densas e instáveis das províncias de Orientale e de Ango, e do território de Banda, próximo da fronteira com a República Centro-Africana (RCA), visitando vilarejos onde as taxas da doença têm sido historicamente elevadas.

Nômades e refugiados

“Estamos concentrando grandes esforços para chegar às pessoas que vivem além dos vilarejos”, disse Rolland Kaya, coordenador-geral de MSF para os projetos de doença do sono. “Estamos focando nos grupos de pessoas mais vulneráveis e difíceis de alcançar, como refugiados e nômades vivendo nas florestas. Uma equipe de sensibilização de saúde pública viajou até comunidades remotas de pescadores e fazendeiros para contar a eles sobre a situação da região. Estamos encorajando essas pessoas a virem ser testadas porque elas estão correndo grande risco de serem picadas e infectadas pelas moscas.”

Desde maio, MSF examinou 12.183 pessoas; até agora, 91 delas foram diagnosticadas com a doença do sono.

Com a equipe trabalhando em áreas tão remotas, MSF também está aproveitando a oportunidade para levar cuidados gerais de saúde às pessoas, particularmente às mulheres grávidas, crianças com menos de cinco anos de idade e adultos com sintomas de malária. Desde maio, a equipe tratou 6.884 pessoas para a malária.

Muito tonta para trabalhar

Os primeiros sintomas da doença do sono incluem febre, dores de cabeça, dores nas juntas e coceiras. Os medicamentos usados para tratar pessoas nesses estágios precoces da doença são relativamente fáceis de administrar e não são tóxicos. Quanto mais rápido a doença é identificada, maior é a chance de cura. 

No segundo estágio, os parasitas infectam o sistema nervoso central. Isso acontece quando sinais mais óbvios da doença aparecem, incluindo um ciclo de sono perturbado, o que dá à doença do sono o seu nome.

Germaine começou a apresentar sintomas da doença do sono há três meses, após o nascimento de seu terceiro filho. Sofrendo de fadiga e vertigens, ela não conseguia ir até para a plantação para trabalhar. “Eu estava tão tonta que cairia no chão”, ela lembra. “Eu não tinha energia, não conseguia comer e só bebia alguns goles de água.”

Germaine passará sete dias na clínica para receber injeções do medicamento pentamadine. “Minha família não entendia o que havia de errado comigo”, diz ela. “Eles estão muito aliviados por eu estar recebendo tratamento, e já estou começando a me sentir melhor.”

Doença do sono em declínio

A doença do sono continua a afetar milhões de pessoas em 36 países da África subsaariana. A maioria vive em áreas rurais remotas com acesso limitado a serviços de saúde. Muitas foram deslocadas de suas casas pela guerra e pobreza. Todos esses fatores tornam difícil realizar monitoramentos e diagnosticar e tratar casos.

No entanto, na década passada, o número de casos da doença do sono ao redor do mundo diminuiu, e o tratamento melhorou.

MSF tem se engajado ativamente no tratamento da doença do sono há 25 anos na RDC, RCA, Congo e Sudão do Sul. Equipes de MSF contam que notaram que as pessoas na RDC se tornaram mais conscientes do perigo da doença, e mudanças comportamentais, ligadas à insegurança, também estão contribuindo para a queda do número de casos.

“Acreditamos que o declínio do número de casos que estamos observando está ligado à mudança de estilo de vida das pessoas devido à insegurança na região”, diz o Dr. Turid Piening, consultor de saúde de MSF. “Elas estão abandonando suas tradições de caçar e pescar perto de rios onde há focos das moscas tsé-tsé, e estão cultivando suas plantações mais perto de casa.”

Mas, para eliminar a doença, ainda há muito a ser feito, incluindo o desenvolvimento de um teste rápido de uso fácil para substituir procedimentos complicados de diagnóstico, junto a medicamentos orais que possam ser tomados em casa. Até que isso aconteça, MSF está comprometida a encontrar, testar e tratar pessoas sofrendo dessa doença que ameaça suas vidas, independentemente da área remota onde vivam.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print