MSF repudia a morte de cinco profissionais humanitários no nordeste da Nigéria

Ataques contra profissionais humanitários privam população de receber cuidados que salvam vidas

Estamos horrorizados ao saber as notícias do sequestro e assassinato de cinco profissionais humanitários em Borno, no nordeste da Nigéria, no mês passado. Eles pertenciam às organizações Ação Contra a Fome, Agência de Gerenciamento de Emergências do Estado de Borno (SEMA), Comitê Internacional de Resgate e Reach International. Uma das vítimas é um segurança que protegia as instalações humanitárias.

“Nós de MSF estamos arrasados ao ouvir essas notícias terríveis”, diz Christos Christou, Presidente Internacional de MSF. “Somos solidários e enviamos nossas mais profundas condolências às famílias, aos amigos e colegas das pessoas mortas nesses ataques brutais”.

“Esta não é a primeira vez que vemos a execução de profissionais humanitários no estado de Borno. Esses assassinatos ocorreram em circunstâncias semelhantes em 2019, quando 12 profissionais humanitários foram mortos. MSF condena, nos termos mais fortes possíveis, toda a violência contra profissionais humanitários”.

Os ataques contra profissionais humanitários privam as pessoas necessitadas de assistência humanitária, incluindo acesso à água potável, alimentos e cuidados de saúde. No nordeste da Nigéria, onde o conflito ocorre há mais de uma década e a crise humanitária foi agravada pela pandemia de COVID-19, estima-se que mais de 10 milhões de pessoas precisem de assistência urgente.

MSF pede que todas as partes envolvidas no conflito garantam que as populações necessitadas tenham acesso seguro e sem obstáculos à assistência humanitária urgente e que salva vidas.

MSF na Nigéria

MSF é uma organização médico-humanitária internacional que presta assistência a populações em perigo, vítimas de conflitos armados, desastres naturais ou causados pelo homem, independente de raça, religião, crença ou convicção política. MSF trabalha continuamente na Nigéria desde 1996 e atualmente executa projetos em oito estados em todo o país.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print