MSF participa do VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva organizado pela ABRASCO

Entre os trabalhos apresentados, uma exposição sobre doenças negligenciadas que, por serem doenças de países pobres, não recebem a devida atenção da indústria farmacêutica e um pôster sobre projeto desenvolvido por MSF numa comunidade carente do Rio.

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) participa, com diferentes atividades, do VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva organizado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Pública (Abrasco), que acontece entre os dias 31 de julho e 02 de agosto na Universidade de Brasília (UnB).

Na sala “Cultura e Saúde”, MSF apresenta a exposição “Trópicos do Abandono” – uma viagem fotográfica pelo dia-a-dia das vítimas de 5 doenças negligenciadas e das equipes de saúde que as atendem. Doenças infecciosas tais como tuberculose, malária, doença do sono, doença de Chagas e leishmaniose atingem 14 milhões de pessoas a cada ano, 90% das quais vivem em países em desenvolvimento. Para algumas doenças tropicais, a pesquisa de novos medicamentos é praticamente inexistente. Os únicos tratamentos disponíveis, desenvolvidos décadas atrás, e muitas vezes por acaso, causam sérios efeitos colaterais, e estão se tornando pouco eficazes contra micróbios que desenvolveram resistência aos seus princípios ativos. Além do mais, as empresas que produzem esses medicamentos querem parar a produção pois os pacientes são pobres e o lucro é pequeno.

Somente 1% dos 1393 novos remédios registrados entre 1975-1999 foi destinado a doenças tropicais e tuberculose, apesar delas constituírem mais de 10% da carga global de doenças. Apenas 10% da despesa mundial de pesquisa em saúde são gastos em doenças que representam 90% da carga global de doenças. É por isso que doenças como a leishmaniose e a doença do sono são chamadas de “doenças negligenciadas”: elas afetam um grande número de pessoas que não têm poder de compra e tampouco têm quem defenda sua causa.

Além da exposição, o Coordenador de Saúde de MSF no Brasil, Mauro Nunes, apresenta, durante o congresso, o pôster: Experiência de MSF em PSF – Uma Abordagem Diferenciada.

No pôster, Mauro Nunes conta a experiência de MSF com o Programa de Saúde da Família (PSF) no conjunto habitacional de Portus, uma das comunidades de Costa Barros, que fica numa área pobre e violenta da cidade do Rio de Janeiro.

O projeto de MSF em Portus – oferecendo atendimento de saúde e psicossocial às mais de 3.700 pessoas que vieram de áreas de risco, sendo muitos deles ex-moradores de rua da cidade do Rio – teve início em 1998 com a criação de um Núcleo que funcionou dentro da estratégia nacional do PSF – Programa de Saúde da Família. “Nosso objetivo era proporcionar serviços de saúde pelo PSF através de uma abordagem diferenciada que estimulasse a prevenção e promoção da saúde de forma holística enquanto buscando direitos de cidadania” conta Nunes.

Em 2001, o projeto em Portus foi repassado para uma ONG local, após MSF ter realizado quase 8.000 consultas médicas e de ter vacinado mais de 9.000 pessoas. “Fizemos um Inquérito de Satisfação do Usuário que constatou que 76,2% das famílias freqüentaram a Unidade de Saúde da Família (USF) pelo menos uma vez nos últimos seis meses do projeto, 39% trataram-se exclusivamente nela, 73% das famílias que compareceram a USF tinham consultas marcadas e 77% resolviam seus problemas de saúde na USF. Além disso tivemos outros resultados positivos como a criação do Fórum Local Comunitário e a permanência dos profissionais após o repasse do projeto” conclui Mauro Nunes. O resultado do Inquérito de Satisfação do Usuário também será apresentado em forma de pôster pela consultora Sônia Marinho, que desenvolveu e aplicou o inquérito juntamente com MSF.

Já a psicóloga Cláudia Reis apresentará um pôster sobre a parceria entre o trabalho de Médicos Sem Fronteiras e o PSF da cidade de Rubim, no Vale do Jequitinhonha para atender as vítimas das enchentes de 2002.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print