MSF lamenta a trágica morte de dois profissionais em Abyei, no Sudão do Sul

Organização manifesta profundo luto por todas as vidas perdidas em meio aos recentes eventos de violência nas comunidades da região.

Após intensos confrontos na Área Administrativa Especial de Abyei, no Sudão do Sul, nas últimas semanas, Médicos Sem Fronteiras (MSF) está profundamente consternada com a trágica perda de dois de nossos colegas sul-sudaneses, que foram mortos em meio aos violentos eventos ocorridos na região.

A Dra. Sigrid Lamberg, coordenadora-geral de MSF no Sudão do Sul, presta homenagem aos dois profissionais humanitários que perderam a vida tragicamente. A homenagem, embora focada nesses dedicados colegas, também inclui um profundo luto por todas as vidas perdidas em meio aos recentes eventos de violência nas comunidades:

“Hoje, lamentamos a trágica perda de dois dos nossos colegas sul-sudaneses. Eles eram profissionais humanitários esforçados e comprometidos, que trabalhavam para apoiar sua comunidade. Ambos estavam trabalhando com MSF em Agok quando o conflito eclodiu em 2022. Mais tarde, eles se juntaram a MSF na cidade de Abyei, para continuar com seu trabalho humanitário. Eles serão muito lembrados por seu bom trabalho. Sentiremos sua falta. Nossas mais profundas condolências e pensamentos estão com suas famílias.

Estamos extremamente preocupados com o aumento da violência que temos testemunhado nas últimas semanas na região. Nas últimas duas semanas, nossas equipes trataram mais de 70 pacientes no hospital Ameth-Bek, na cidade de Abyei, onde MSF está oferecendo cuidados de saúde secundários de emergência essenciais. Nossa equipe e nossos equipamentos médicos estão sobrecarregados pelo número e pela gravidade das vítimas. MSF mantém seu compromisso de apoiar a população, garantindo a alta qualidade dos cuidados.”

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print