MSF dá suporte a ações do Ministério da Saúde na resposta à crise Yanomami

Profissionais da organização estão trabalhando na Casai, em Boa Vista

Há algumas semanas, Médicos Sem Fronteiras (MSF) está oferecendo suporte na assistência médica a pacientes indígenas Yanomami e de outros povos do território indígena Yanomami (TIY) na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista (RR). MSF apoia o Ministério da Saúde e a Força Nacional do Sistema Único de Saúde na resposta à emergência sanitária enfrentada pelos povos indígenas. Na Casai, pacientes indígenas e seus cuidadores encontram alojamento e cuidados básicos de saúde. Eles são referenciados à Casai quando os cuidados não podem ser realizados ou obtidos em TIY. Em caso de necessidade, eles podem ser também encaminhados para atendimento hospitalar.

MSF também faz parte da sala de situação e do Centro de Operação de Emergência – Yanomami (COE), criados pelo Ministério da Saúde em janeiro para auxiliar na definição das medidas que estão sendo adotadas na região.

A organização é solidária aos povos indígenas e está extremamente preocupada com a atual crise sanitária. MSF tem uma ligação histórica com populações e povos indígenas, uma vez que suas atividades no Brasil foram iniciadas há mais de 30 anos com um projeto de resposta à epidemia de cólera na região amazônica. Durante a pandemia de COVID-19, MSF trabalhou com a população indígena em Boa Vista, capital de Roraima, Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, Manaus, Tefé e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Nesse período de crise sanitária decorrente do coronavírus, a organização atuou em 12 estados, na maior operação já realizada por MSF no Brasil em toda a sua história.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print