MSF dá apoio a sobreviventes de naufrágio que matou 62 na Itália

Barco afundou a poucos metros da praia; entre as vítimas há 12 crianças

Foto: Avra Fialas/MSF

Uma equipe de Médicos Sem Fronteiras (MSF) está oferecendo apoio psicológico aos sobreviventes do naufrágio que matou pelo menos 62 pessoas, incluindo 12 crianças, a algumas centenas de metros da praia de Steccato di Cutro, na província de Crotone, no sul Itália, em 26 de fevereiro. Cerca de 180 pessoas, a maioria do Afeganistão, Irã e Paquistão, viajavam em um barco de pesca de madeira que havia partido da Turquia quatro ou cinco dias antes.

Segundo relatos, todo o grupo caiu na água a cerca de 150 metros da costa, provavelmente depois que o barco de madeira atingiu algumas rochas na costa leste da Calábria devido ao mau tempo. Uma pessoa foi encontrada morta a dezenas de quilômetros do naufrágio, levada pela forte correnteza.

Pelo menos 20 sobreviventes, incluindo uma pessoa com necessidade de cuidados intensivos, foram hospitalizados em um hospital público local. Cerca de 60 pessoas sobreviventes do naufrágio foram levados ao centro de acolhimento de requerentes de asilo em Crotone. A maioria deles é do Afeganistão.

“[Os sobreviventes] estão muito traumatizados. Todo mundo perdeu alguém”, diz Mara Eliana Tunno, psicóloga de MSF. “Há um menino de 16 anos do Afeganistão que perdeu a irmã. Ele não teve coragem de contar aos pais. Eles fugiram [para ajudá-la]. Como mulher, nos disse o irmão, ela achava que já não tinha futuro em seu país”.

As equipes de MSF forneceram apoio psicológico a cerca de 60 pessoas e continuarão a ajudar nos próximos dias. Entre os relatos de sobreviventes ouvidos por nossos profissionais, há crianças e adolescentes que perderam pais e familiares. Um menino de 12 anos perdeu toda a família, e um adolescente de 17 anos que estava hospitalizado perdeu os pais. Há outro menino que contou que o irmão de 6 anos morreu por hipotermia, quatro horas após o naufrágio.

Embora a maioria das mortes no mar ainda ocorra na rota do Mediterrâneo Central, entre a Líbia e a Itália, onde MSF opera o navio de resgate Geo Barents, nos últimos meses MSF observou um aumento no número de pessoas que fazem a perigosa travessia partindo da Turquia para o sul da Itália. Em 23 de fevereiro, o Geo Barents foi injustamente detido e multado pelo governo italiano. Embora essa medida tenha como alvo diretamente MSF, o preço real será pago por aqueles que fogem pelo Mediterrâneo Central, que ficarão sem assistência.

“Esse trágico naufrágio é um lembrete doloroso de que políticas restritivas de migração não impedirão que pessoas desesperadas fujam. As pessoas continuarão a arriscar suas vidas, pois muitas vezes não têm outra opção”, diz Sergio Di Dato, líder do projeto de MSF. “Os governos da Itália e da União Europeia devem parar de criminalizar a migração e a assistência humanitária. Em vez disso, eles devem se concentrar em fornecer segurança adequada e rotas legais para migração, e melhorar os mecanismos para ajudar e proteger as pessoas em movimento”.

Sobre o contexto

Equipes de MSF na Itália têm ajudado refugiados, solicitantes de asilo e migrantes em pontos de desembarque há vários anos. Os profissionais, incluindo psicólogos e mediadores interculturais especificamente treinados para oferecer Primeiros Socorros Psicológicos (PFA), frequentam portos de desembarque, pontos de acesso e centros de recepção. As atividades de apoio psicológico são dirigidas principalmente a familiares e amigos de vítimas de naufrágio, com o objetivo de ajudar a lidar com os traumas por meio de apoio emocional e de saúde mental. A equipe também oferece serviços básicos a todos os sobreviventes, o que inclui facilitar o acesso a tratamento médico, fornecer informações e encaminhar casos vulneráveis à autoridade competente.

Em 2022, MSF Itália lançou um projeto em Roccella Jonica, perto de Crotone, para fornecer apoio médico e psicológico nos pontos de desembarque, com foco na identificação de pessoas em situações de vulnerabilidade médica para que seja garantida a continuidade dos cuidados.

MSF está ativa e envolvida em atividades de busca e salvamento desde 2015, tendo trabalhado em oito diferentes embarcações (sozinha ou em parceria com outras organizações). Neste período, mais de 85.000 pessoas foram resgatadas. Desde o lançamento das operações de busca e resgate a bordo do Geo Barents em maio de 2021, MSF resgatou 6.194 pessoas (em 2022, foram 3.742), recuperou os corpos de 11 pessoas que morreram no mar e ajudou no parto de um bebê a bordo.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print