MSF começa a encerrar resposta de emergência a terremotos na Turquia

Apoiamos organizações locais no país, atendendo às necessidades mais agudas da população após terremotos.

– MSF atuou em apoio a organizações locais para atender às necessidades urgentes da população. Foto: Stefan Pejovic/MSF

A partir desta quinta-feira, de 31 de maio, Médicos Sem Fronteiras (MSF) entregará as atividades de atuação na Turquia, com o fim da resposta de emergência após os terremotos devastadores que deixaram 51 mil pessoas mortas no sudeste do país.

Após o primeiro terremoto, em 6 de fevereiro, MSF apoiou a sociedade civil turca e organizações não-governamentais (ONGs) na resposta a algumas das necessidades mais agudas, incluindo apoio psicossocial e cuidados de saúde mental, serviços de água e saneamento, higiene, alimentação, abrigo e outros suprimentos e serviços vitais.

“Mesmo que a fase de emergência já tenha passado, nossos pensamentos estão com as muitas pessoas que foram afetadas pelos terremotos na Turquia. Até três milhões de pessoas continuam vivendo em moradias provisórias e, à medida que continuam com a tarefa de reconstruir suas vidas, os efeitos físicos e mentais desse desafio permanecem”, disse Ozan Ağbaş, gerente de suporte de emergência de MSF.

Antes dos terremotos, a população total em Malatya era de 812 mil pessoas. Atualmente, 363 mil pessoas vivem em tendas. Foto: Stefan Pejovic/MSF

“Agora que as necessidades mais agudas foram amplamente atendidas, como uma organização médico-humanitária que presta assistência em emergências, começamos a entregar nossas atividades a organizações e autoridades locais. Ao longo dos próximos meses, ainda ofereceremos algum apoio às organizações locais que continuam oferecendo serviços de assistência”, acrescentou.

As equipes apoiadas por MSF estavam entre as primeiras a oferecer apoio psicológico às famílias das pessoas atingidas pelos terremotos, aos voluntários da primeira resposta e às equipes de busca e resgate. Durante a fase de emergência da resposta, as equipes das ONGs apoiadas por MSF entregaram 4.344.792 litros de água, 96,6 toneladas de frutas e vegetais e 38.841 kits de higiene. Também forneceram e instalaram 173 chuveiros, 350 banheiros, doaram 65 contêineres e 375 tendas e atenderam 10.133 pessoas com apoio psicossocial. As organizações apoiadas por MSF também doaram uma máquina de raios-X para um hospital em Kahramanmaraş e bomba de água e tanques para o Hospital de Treinamento e Pesquisa de Hatay.

Leia também: Terremotos na Turquia: as vozes das áreas rurais

Além disso, MSF ajudou a construir três centros de apoio psicossocial e de convivência, chamados de “NEFES” – nas províncias de Adıyaman, Kahramanmaraş e Malatya. Esses centros são um “porto seguro” em locais centrais, abertos a todas as pessoas, especialmente para mulheres e meninas. Lá, são oferecidas atividades psicossociais para crianças, máquinas de lavar, chuveiros e quartos separados para mães com recém-nascidos, para que possam amamentar com tranquilidade. As atividades no “NEFES” continuarão a ser apoiadas por MSF, mesmo após a redução da atuação de MSF no país.

Construção do “NEFES” em Malatya. Foto: Stefan Pejovic/MSF

“Esta é a quarta vez nos últimos 30 anos que MSF trabalha lado a lado com grupos e equipes locais para ajudar pessoas afetadas por terremotos na Turquia. Seja diretamente ou apoiando ONGs locais, nossas equipes responderam aos terremotos em 1996, 1999, 2011 e agora em 2023. Como uma organização humanitária médica internacional independente, neutra e imparcial, continuamos prontos para apoiar as pessoas na Turquia no futuro, caso nossa assistência seja necessária”, disse Ozan Ağbaş.

Todas as atividades de emergência de MSF na Turquia foram realizadas por ONGs locais, incluindo Imece Inisiyatifi, Yardım Konvoyu, Maya Vakfı e outras. Desde a fase inicial da resposta ao terremoto, essas ONGs apoiadas por MSF têm atuado nas províncias de Adıyaman, Gaziantep, Hatay, Kahramanmaraş, Kilis e Malatya, fornecendo ajuda e alívio muito necessários à população afetada.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print