MSF apoia resposta à COVID-19 em casas de repouso na República Tcheca

Equipes móveis realizam visitas para orientar profissionais em lares de idosos

MSF apoia resposta à COVID-19 em casas de repouso na República Tcheca

Em suas primeiras operações na República Tcheca, MSF está apoiando a resposta à COVID-19 em lares de idosos de todo o país, em cooperação com o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais. Desde o início de novembro, as equipes de MSF oferecem treinamentos em medidas de prevenção e controle de infecções para as equipes de atendimento domiciliar, que estão na linha de frente da resposta contra o novo coronavírus.

“Nossas equipes estavam procurando uma maneira de apoiar as comunidades mais vulneráveis em resposta à deterioração da situação de pandemia na República Tcheca”, disse o coordenador do projeto de MSF, Pavel Gruber. “Fornecer suporte para prevenção e controle de infecções em lares de idosos era o curso de ação mais eficiente.”

No início de novembro, a República Tcheca se tornou um dos três países com o maior número de casos de COVID-19 por milhão de pessoas. A doença está se espalhando rapidamente entre os idosos. As equipes das casas de repouso, que não necessariamente têm formação médica, muitas vezes se veem na posição de ter que implementar medidas de prevenção e controle de infecção sem experiência anterior e com pouca ou nenhuma orientação.

MSF tem duas equipes móveis, cada uma composta por uma enfermeira e um logístico. Eles estão visitando casas de repouso pelo país, com base na experiência de MSF em lidar com doenças infecciosas em todo o mundo, bem como em sua experiência de apoio a casas de saúde durante os picos de COVID-19 na Espanha, Bélgica e em outros lugares.

“Para a equipe da casa de saúde, esta é geralmente a primeira oportunidade de discutir as medidas que estão aplicando”, afirmou Pavel Dacko, logístico de MSF com experiência em trabalhos no Quênia, República Democrática do Congo (RDC), Níger e Chade. “Eles podem falar com alguém que tem uma visão externa. É também uma oportunidade de ser avaliado.”

Sua colega da equipe móvel, a enfermeira de MSF Tereza Pokorná, acrescenta: “Caminhamos pela casa de saúde e conferimos se eles têm quartos de isolamento, se eles têm locais onde os funcionários devem colocar seus equipamentos de proteção e onde irão descartá-los posteriormente. Precisamos ver tudo isso fisicamente porque é assim que surgem as melhores ideias.”

Nas primeiras duas semanas da resposta de MSF, as duas equipes móveis visitaram 23 lares de idosos, principalmente nas regiões de Pilsner e Morávia do Sul. Agora, estão expandindo seu apoio a outras regiões e planejam visitar mais 12 lares de idosos na próxima semana.

Além do suporte no local por meio de suas equipes móveis, MSF também criou um site que fornece informações para profissionais que respondem à COVID-19, médicos e não médicos. Em parceria com outras organizações, MSF também está promovendo apoio psicológico para profissionais da linha de frente.

Embora as operações na República Tcheca sejam atualmente pequenas e focadas em atividades específicas, MSF está monitorando de perto a situação das pessoas mais vulneráveis à COVID-19 e suas equipes estão prontas para responder quando necessário.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print