MSF abre centro de tratamento de COVID-19 no Haiti

O centro de tratamento em Porto Príncipe faz parte do apoio a uma resposta coordenada ao surto do novo coronavírus no país

MSF abre centro de tratamento de COVID-19 no Haiti

Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua sua resposta à pandemia global de COVID-19. Abrimos um centro de tratamento em Porto Príncipe, capital do Haiti, para ajudar a dar uma resposta coordenada ao surto do novo coronavírus no país e fortalecer a capacidade do sistema de saúde haitiano.

MSF adaptou seu hospital de queimaduras em Drouillard, um bairro da capital, para apoiar pacientes que testaram positivo para COVID-19 e que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde Pública e População. O centro de COVID-19 tem capacidade para 20 leitos, mas pode acomodar até 45 leitos, à medida que o surto evoluir.

A resposta de MSF à COVID-19 concentra-se em três prioridades: apoiar as autoridades de saúde na prestação de atendimento a pacientes de COVID-19; proteger pessoas vulneráveis e em risco; e manter os serviços médicos essenciais funcionando.

No entanto, a pandemia de COVID-19 está colocando muitos desafios sobre os sistemas de saúde em todo o mundo. No Haiti, há uma escassez de equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo itens essenciais, como máscaras e aventais, e ferramentas médicas, como os testes de COVID-19.

“Esses desafios, incluindo a escassez de equipe médica devido a restrições de viagem, nos forçaram a reorientar nossas atividades no hospital de queimaduras. Contamos com a nossa equipe do hospital, que trabalha incansavelmente para responder a essa emergência”, disse Hassan Issa, coordenador-geral de MSF no Haiti.

MSF fortaleceu as medidas de controle e prevenção de infecções para evitar a disseminação da COVID-19 em suas instalações médicas e está trabalhando para garantir que o equipamento de proteção individual adequado esteja em estoque. Espaços de triagem e isolamento foram criados tanto nas estruturas de saúde que MSF gerencia quanto nas que apoia em todo o país.  Atualmente, MSF atua em Martissant, Port-à-Piment, Port Salut, Les Cayes, Croix-des-Bouquets e Gonaives.

MSF também realiza campanhas de conscientização via rádio e mídia social e sessões de treinamento para informar a população sobre medidas preventivas contra a COVID-19, incluindo distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras reutilizáveis.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print