Moçambique: após redução de casos, MSF repassa atividades de resposta ao cólera às autoridades locais em Quelimane

Atuação de emergência de MSF incluiu estabelecimento e apoio a centros de tratamento, doação de medicamentos e formação de profissionais.

Azize Luis Tricamo, médico que atuou com MSF na resposta ao cólera na Zambézia. Foto: Martim Gray Pereira/MSF

Nesta semana, Médicos Sem Fronteiras (MSF) repassou às autoridades locais as atividades de resposta ao cólera na cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, em Moçambique. No dia 16 de março, após o segundo impacto do ciclone tropical Freddy em Moçambique, as autoridades declararam um surto de cólerao pior registrado no país nos últimos oito anos. Segundo o Ministério da Saúde, em 18 de abril, um mês após a declaração do surto, havia 12.231 casos registrados de cólera na Zambézia e 34 mortes, mas nesse dia apenas 16 pacientes estavam hospitalizados nas instalações de tratamento da doença, o que indica um declínio acentuado do número de pessoas afetadas pelo cólera.

“A resposta rápida e em larga escala das autoridades locais de saúde, MSF e outros parceiros, juntamente com a campanha de vacinação lançada no final de março, que alcançou mais de 410 mil pessoas na cidade de Quelimane, provocou uma redução do número de casos de cólera”, disse Benjamin Mwangombe, coordenador médico de MSF em Moçambique.

As atuações de emergência de MSF para apoiar as autoridades locais na contenção do número crescente de casos de cólera na Zambézia duraram um mês – desde a declaração do surto, em meados de março, até a redução drástica dos pacientes admitidos nas instalações de tratamento do cólera, em meados de abril.

Leia também: MSF conclui resposta ao cólera no Niassa após redução de casos

“Nesta semana, MSF repassou três instalações de tratamento de cólera em Quelimane – um Centro de Tratamento de Cólera (CTC) e duas Unidades de Tratamento de Cólera (UTC) menores, com uma capacidade atual combinada para o internamento de até 90 pacientes. A capacidade do principal centro de tratamento de Quelimane foi reduzida de cerca de 200 para 56 leitos, com base no número de novos casos e na taxa de ocupação durante a semana anterior”, acrescentou Mwangombe. No auge da resposta de emergência, todos os centros tinham uma capacidade combinada de admissão de até 269 pacientes.

Centro de tratamento de cólera em Quelimane, na Zambézia. Foto: Martim Gray Pereira/MSF

Atuação de MSF em Quelimane

As atividades de MSF em Quelimane incluíram o estabelecimento e reforço de quatro instalações de tratamento de cólera, apoio na gestão de pacientes, formação de profissionais médicos e não médicos, recrutamento de equipe de apoio nas instalações de tratamento de cólera e doação de equipamento médico e de medicamentos, tais como camas, lactato de Ringer* para pacientes com desidratação severa, antibióticos, e sais de reidratação oral.

Na Zambézia, ainda é necessário aumentar as atuações com serviços de água e saneamento, para assegurar um fornecimento sustentável de água tratada em áreas urbanas, assim como o tratamento das fontes de água contaminada, tanto a nível urbano quanto periférico. É necessário ainda continuar a investir em atividades de sensibilização e envolvimento comunitário focadas em água, saneamento básico e higiene. Essas atuações são fundamentais para prevenir doenças transmitidas pela água a curto, médio e longo prazo.

Moçambique enfrenta casos de cólera desde meados de setembro de 2022. Até 20 de abril, foram registrados 27.575 casos de cólera e 124 mortes no país, de acordo com o Ministério da Saúde. Quase metade dos casos foram registrados na Zambézia, como consequência do ciclone tropical Freddy, que colocou restrições significativas no acesso à água tratada. Em 2019, MSF também prestou apoio às autoridades locais na resposta aos surtos de cólera em Sofala e em Cabo Delgado após os ciclones Idai e Kenneth, respectivamente.

Desde janeiro de 2023, MSF tem prestado apoio aos serviços de saúde na resposta e na prevenção do cólera nas províncias de Cabo Delgado, Manica, Maputo, Nampula, Niassa, Sofala, Tete, e Zambézia.

* Lactato de Ringer é uma substância administrada em pacientes com desidratação grave, que fornece quantidades adequadas de sódio e cálcio.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print