Médicos Sem Fronteiras inicia atendimento à população de Portel, na Ilha do Marajó

Organização começou atividades com apoio a unidades de saúde do município do Pará

Uma equipe da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) iniciou atividades na cidade de Portel, no estado do Pará. MSF está dando apoio à rede pública de saúde do município, com o objetivo de fortalecer o atendimento à população. O trabalho começou com ações em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana e será gradualmente expandido para postos de saúde remotos da zona rural e ao hospital Municipal.

O foco principal de MSF é o atendimento a pessoas de comunidades com maior vulnerabilidade e dificuldades de acesso à saúde. O município enfrenta carência de profissionais, equipamentos e medicamentos, o que tem impacto sobre a população e particularmente entre grupos mais vulneráveis, como os habitantes de comunidades ribeirinhas.

Localizado na região do Marajó, no Norte do país, Portel é um município com um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil. Equipes de MSF já haviam estado na região em 2021, durante um dos picos da pandemia de COVID-19, oferecendo atendimento médico em comunidades ribeirinhas. Na ocasião, a organização percebeu que havia grande necessidade de melhorar a prestação de cuidados de saúde à população local, o que resultou no estabelecimento de um projeto no município.

No final de março, profissionais de MSF iniciaram as atividades com a realização de um mapeamento prévio do município, com visitas a algumas unidades de saúde para entender de perto a realidade local e as necessidades de cada uma das instalações. No início de abril começou o trabalho de reforço aos atendimentos médicos em algumas UBS, que deve ser expandido gradualmente.

“Já identificamos algumas lacunas onde é necessário atuar. Vamos oferecer mais profissionais de saúde para os atendimentos, além de realizar doações de suprimentos e equipamentos médicos”, explica Marine Henrio, coordenadora do projeto de MSF no Marajó.

Nas primeiras semanas de trabalho no projeto, a maioria dos pacientes são mulheres e crianças. Entre os atendimentos realizados estão consultas de pré-natal e assistência a crianças com problemas respiratórios e infecções de pele. Também há demandas para consultas de saúde mental em adultos.

A partir destas demandas iniciais e de levantamentos que estão sendo feitos junto à população de Portel, MSF pretende ampliar gradualmente a oferta de serviços oferecidos no projeto. Também está prevista a realização de treinamentos para aprimoramento da gestão e apoio e capacitação na manutenção de equipamentos utilizados nas unidades de saúde.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print