Médicos Sem Fronteiras apresenta projetos de ajuda humanitária na Campus Party Brasil

Organização montou estrutura tecnológica para imersão dos participantes na realidade vivida por seus pacientes

Na 14ª edição da Campus Party Brasil (CPBR), maior evento de imersão tecnológica de internet das coisas, blockchain, cultura maker e empreendedorismo, Médicos Sem Fronteiras (MSF) apresentou o projeto piloto do domo inflável com a projeção de dois vídeos em 360º sobre as atividades de busca e salvamento no Mar Mediterrâneo Central, e os desafios enfrentados pelos migrantes e refugiados para chegar à Europa, atravessando a rota marítima migratória mais perigosa do mundo. O domo, que tem uma estrutura visualmente semelhante a de um iglu, é utilizado para a exibição de filmes e projeções para grupos de pessoas.
Os participantes também puderam assistir outros dois vídeos sobre as atividades de MSF no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo com óculos de realidade virtual 360º. A experiência imersiva colocou o público dentro das histórias e dos contextos apresentados. Foi um sucesso. Houve fila na porta para que cada grupo de 20 pessoas pudesse assistir às sessões.

O estande da organização, que contava com uma área de 56 m2 , foi gentilmente doado pela organização do evento, que também abriu espaço para Clara Mattos, da equipe de Parcerias Estratégicas de MSF-Brasil, apresentar a palestra os Desafios da ajuda humanitária em situações-limite: respondendo a emergências. Para falar sobre inovação, ela contou o case do trem-hospital da organização na Ucrânia.

Desde 31 de março, MSF opera trens com vagões adaptados para realizar a remoção de pacientes em estado grave, mas estáveis, de instalações médicas próximas à linha de frente dos combates na Ucrânia para hospitais em áreas mais seguras dentro do país. Até 4 de novembro, mais de dois mil pacientes haviam sido transferidos nas composições.

Ao final do evento, a equipe de captação, conhecida como F2F (“face to face”), havia conquistado 64 novos doadores regulares, o que equivale a uma receita anualizada de R$ 36 mil reais. Com esse valor, a organização pode disponibilizar mais 17.224 sachês de alimento terapêutico à base de pasta de amendoim para tratar desnutrição em seus projetos.

Para Leanne Neale, diretora de Captação de Recursos de MSF-Brasil, a ação não poderia ter acontecido sem o apoio da Campus Party Brasil. “O espaço cedido por eles foi fundamental para que MSF pudesse mostrar seus projetos e as necessidades das pessoas ao redor do mundo. Conscientes das dificuldades de muitos, as pessoas se solidarizaram para ajudar como podiam. E, no final, fizeram toda a diferença”, explica.

Ela ainda completa. “Para uma organização humanitária como a nossa, os recursos devem ser majoritariamente destinados aos projetos. Por isso, é tão importante contar com a ajuda de parceiros que nos convidem para eventos de impacto e sem custo”, avalia.

E Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil, complementa: “Nós ficamos muito felizes com o sucesso da ação, que mostrou a força do uso da tecnologia para impactar as pessoas. Saber que os participantes da CPBR estão dispostos a contribuir com uma organização tão relevante, e que faz tanto pela população ao redor do mundo, só demonstra que estamos no caminho certo para promover conteúdos diversos e de inclusão.”No encerramento das atividades, a Campus Party Brasil já anunciou a edição de 2023, que será realizada entre os dias 25 e 30 de julho. Esperamos estar lá!

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print