Medicamentos não deveriam ser artigos de luxo: nossos desejos para 2022

Todas as pessoas deveriam ter acesso a vacinas, tratamentos e diagnósticos vitais

À medida em que ingressamos em mais um ano desafiador para o mundo, queremos compartilhar com vocês algumas de nossas esperanças e alguns sonhos por tempos melhores, além do trabalho que nossos colegas têm feito ao redor do mundo para torná-los reais. 

O ano de 2021 trouxe muito mais do que sua parcela de decepções para todos nós que trabalhamos para garantir que todos tenham a oportunidade de se beneficiar do acesso a medicamentos vitais, vacinas e outras tecnologias médicas.

O fracasso dos governos em demonstrar solidariedade global e de agir em conjunto para acabar com a pandemia da COVID-19 é desanimador. A morte de cinco milhões de pessoas na pandemia até agora é intolerável e indesculpável.

No entanto, também houve alguns desenvolvimentos positivos e a ascensão de um movimento global genuinamente liderado pela sociedade civil que exige acesso equitativo às ferramentas médicas da COVID-19 para todos os que necessitam.

Agora queremos compartilhar estes sonhos de acesso equitativo com você, seus amigos, colegas e familiares, para que, inspirados em nossa humanidade comum, possamos juntos dar um grande salto para o futuro e trabalhar para transformar sonhos em realidade.

 

1 – Nosso desejo para a África do Sul:


Desejamos que as corporações farmacêuticas compartilhem as fórmulas de vacinas da COVID-19 com o centro de transferência de tecnologia da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ampliar o número de fabricantes de vacinas nos países africanos.

2 – Nosso desejo para o Brasil:


Desejamos que o Congresso aprove mais leis para eliminar monopólios sobre medicamentos e ampliar a produção de genéricos a preços acessíveis.

 

3 – Nosso desejo para a Índia:


Desejamos que a farmacêutica Gilead Sciences cumpra de forma confiável sua promessa de preços mais acessíveis para um medicamento vital para pessoas que vivem com HIV/Aids que sofrem de meningite criptocócica mortal.

 

4 – Nosso desejo para o Sudeste da Ásia:


Desejamos o apoio dos governos para que os fabricantes locais ampliem a produção e o fornecimento de testes diagnósticos para a COVID-19 e para outras doenças.

 

5 – Nosso desejo para o oeste da África:


Hoje, estima-se que 463 milhões de pessoas vivem com diabetes em todo o mundo. No entanto, apesar de um século de avanços médicos, cerca de metade das pessoas que necessitam de insulina ainda não tem acesso a ela.

Desejamos que a insulina mais acessível seja aprovada pela OMS como parte do pacote de ferramentas médicas que as pessoas que vivem com diabetes precisam.

 

6 – Nosso desejo para o mundo:


Nossos desejos são muitos, mas todos são motivados pela convicção de que as pessoas devem vir antes dos lucros. Onde quer que trabalhemos, somos inspirados por nossa atuação médico-humanitária para tornar estes e outros desejos de acesso a medicamentos uma realidade para todos. Acreditamos que, apoiando e fortalecendo um movimento de mudança global diversificado e inclusivo, alcançaremos nossos objetivos comuns.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print