Você está aqui

Mais do que pegadas: quando crianças saudáveis recebem alta de uma UTI

19/02/2020
O especialista em água e saneamento Paul Jawor mostra uma atitude simples, mas poderosa
Mais do que pegadas: quando crianças saudáveis recebem alta de uma UTI

Foto: MSF

Esta foto mostra mais do que só pegadas. Significa esperança no futuro e mostra o resultado do trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Em todos os meus 25 anos de trabalho humanitário, nunca tinha visto um indicativo tão claro do sucesso e da diferença que podemos fazer na vida de crianças doentes em uma situação desafiadora.

É simples e verdadeiro: cada pegada representa uma criança saudável que ganhou alta da nossa unidade de terapia intensiva neonatal em Goyalmara, Bangladesh.

Celebrando o impossível

Ele não representa nenhuma religião, hierarquia financeira ou política, nem mesmo a crise dos refugiados rohingyas. É apenas o pé de uma criança, mergulhado em tinta e colocado na parede quando elas saem da UTI.

O que poderia ser mais inocente e, no entanto, mais poderoso?

A ideia veio de uma jovem enfermeira canadense, que queria mostrar, tanto para a equipe quanto para as mães dos pacientes, que existem momentos para celebrarmos a felicidade de vencer um desafio que parecia impossível.
Isso mostra a todos que vêm aqui que valorizamos os sobreviventes.

Dedicação e dignidade

Não sou ingênuo. Sei que infelizmente não conseguimos salvar todas as crianças da ala. Mas, cada uma foi tratada com a mesma dedicação, cuidado e profissionalismo. No entanto, algumas estavam fora do nosso alcance e se foram de maneira digna e comovente.

É uma triste constatação das nossas limitações, mas também de que fizemos o melhor possível e oferecemos cuidado e dignidade em um local onde esses valores às vezes estavam ausentes.

Portanto, não se trata de nenhum município, política, finanças ou ambiente; trata-se apenas de reconhecer o excelente trabalho que fazemos em MSF, possibilitando a recuperação de uma criança doente e ajudando-a a dar o primeiro passo em seu novo mundo.

Em 1969, a humanidade deixou sua primeira pegada na Lua. Em MSF, todos os dias, ajudamos uma criança a deixar sua primeira pegada na Terra.

Sua primeira marca de confiança neste mundo.

 

Leia mais sobre

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar