Libéria: MSF inicia programa de cirurgia pediátrica

Desde janeiro deste ano, MSF oferece cirurgias para crianças e treina profissionais do país em seu centro cirúrgico

Libéria: MSF inicia programa de cirurgia pediátrica

Em 11 de janeiro, Médicos Sem Fronteiras (MSF) iniciou um programa de cirurgia pediátrica no hospital Bardnesville Junction (BJH), nos arredores de Monróvia, capital da Libéria, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de atendimento cirúrgico para as crianças no país.

MSF montou o BJH como hospital pediátrico em 2015, uma vez que a epidemia de ebola na África Ocidental dificultou o atendimento às necessidades de saúde. A instalação agora está expandindo seus serviços médicos para incluir cirurgias de emergência e de não emergência para crianças.

O BJH já funciona como local de treinamento para enfermeiras liberianas e o programa cirúrgico é destinado a proporcionar oportunidades práticas de treinamento para residentes cirúrgicos liberianos e enfermeiros anestesistas.

"As necessidades de cirurgia pediátrica aqui são enormes e o programa foi bastante procurado nas primeiras semanas", relata o dr. John Lawrence, cirurgião pediátrico no BJH e presidente do conselho de MSF-Estados Unidos da América. "Já que antes não havia uma ala especificamente com equipe pediátrica, há hoje uma grande variedade de casos que requerem cirurgia pediátrica."

Algumas das primeiras cirurgias realizadas no BJH incluíram reparações de hérnia, uma laparotomia (cirurgia abdominal) em uma criança com uma condição intestinal chamada intussuscepção e a drenagem de um abscesso hepático em um garoto de 3 anos de idade.
 
Segundo o dr. Lawrence, os cirurgiões pediátricos geralmente são experientes em operar crianças com problemas congênitos ou com doenças pediátricas que os cirurgiões gerais não estão acostumados. A anestesia pediátrica também requer treinamento e experiência específica.

"Eu acho extremamente gratificante ser um cirurgião pediátrico neste contexto, tendo uma equipe hospitalar com profissionais da Libéria e de outros locais altamente dedicados", afirmou o dr. Lawrence. "Nós planejamos continuar e ampliar o alcance de nossas atividades cirúrgicas nos próximos meses e anos."
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print