Justiça climática para nossos pacientes

A especialista em crise climática e assuntos humanitários de MSF, Elisa de Siqueira, explica o que estamos reivindicando na COP27 em quatro pontos.

“Há apenas alguns meses, estávamos relatando sobre as secas mais severas em anos na Nigéria, Níger e Chade. Entretanto, a situação foi para o outro extremo: agora, estes países estão sendo atingidos por graves inundações. Para as pessoas, dificilmente há um respiro entre uma crise e a próxima.

A maioria desses hotspots climáticos são os países onde atuamos. Muitos deles estão no continente africano, onde está acontecendo a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas deste ano (COP27). Em nossos projetos, testemunhamos, em primeira mão, pessoas sentindo os impactos da crise climática na saúde.

Mais apoio para pessoas em necessidade

A crise climática é uma ameaça à saúde humana. Mas nem todas as pessoas são afetadas igualmente. Como muitas vezes acontece, as pessoas que menos contribuem para a crise climática são as que sofrem as maiores consequências. Eles pagam com sua saúde e, em alguns casos, com suas vidas.

Portanto, consideramos que é nosso dever compartilhar nosso testemunho novamente este ano na COP27 sobre o que vemos em nossos projetos e apelar às autoridades competentes para que ofereçam um maior apoio às pessoas em necessidade.

A crise climática está atingindo os mais vulneráveis

A diferença entre 1,5°C e 2°C ou mesmo 2,7°C de aquecimento global até 2030, conforme projetado no ano passado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, é fatal para muitas pessoas em todo o mundo:

Seca significa desnutrição: em 2020, as ondas de calor resultaram em mais de 98 milhões de pessoas com insegurança alimentar moderada a grave[1]. Secas prolongadas, como as da região do Sahel neste ano, significam que não há água potável suficiente para pessoas e animais, nem irrigação suficiente para os acampamentos, então o solo seca e as colheitas diminuem. Os suprimentos de alimentos são então esgotados no início do ano, o que pode levar à desnutrição.

Clima mais quente significa mosquitos e doenças: a mudança das chuvas e o aumento das temperaturas estão prolongando o período de infecção da malária, como, por exemplo, em Moçambique – hoje, algumas partes do país correm o risco de contrair malária durante todo o ano, e não apenas na estação chuvosa.

Destruição por eventos climáticos extremos: os ciclones tropicais podem se tornar mais frequentes e mais fortes. Como foi o caso de Madagascar no início do ano, com dois ciclones sucessivos. Hospitais foram destruídos, e muitos pacientes, por vezes, não tinham acesso a cuidados de saúde.

A perda de meios de subsistência está forçando as pessoas a fugir: às vezes, as pessoas não têm escolha a não ser fugir, como no sul da Somália, onde muitos foram forçados a deixar suas casas devido à seca e a conflitos prolongados.

Especialmente para aqueles que vivem em contextos de vulnerabilidade e conflito, pessoas sem proteção social e pessoas que não têm acesso a cuidados básicos de saúde ou são excluídas deles, como nossos pacientes, uma mudança vital pode ser feita aqui.

Cada fração do aquecimento evitada reduz a morte e o sofrimento nos contextos humanitários em que trabalhamos.

Já testemunhamos perdas e danos, os responsáveis devem agir agora

A ação climática, ou seja, a redução das emissões de gases de efeito estufa, deveria ter sido abordada há muito tempo. Os danos e os prejuízos resultantes disso são irreversíveis em alguns locais. As consequências já são uma realidade: muitas vidas humanas, infraestruturas de saúde, casas, escolas, terrenos agrícolas e espaços culturais foram destruídos.

Já não se trata apenas de travar as alterações climáticas. Onde podemos, devemos mitigar as consequências para as pessoas e sua saúde. Especialmente por meio de medidas simples de adaptação, como a construção de uma barragem ou a limpeza das fontes de água.

Mas se for tarde demais para isso, temos que pagar pela reconstrução após a destruição. Aqui, vemos principalmente os países que mais contribuem para a crise climática, os países do G7, por exemplo, como responsáveis.

O que reivindicamos

As necessidades humanitárias crescerão além do que Médicos Sem Fronteiras (MSF) e outros atores humanitários têm capacidade de resposta. É necessária uma ação climática ambiciosa, medidas de adaptação sustentável e apoio concreto e abrangente para lidar com danos e perdas.

Exigimos dos representantes políticos na COP27, que estão tomando decisões em Sharm el-Sheikh, no Egito, que afetarão a saúde de milhões de pessoas:

1. Apoio financeiro e técnico suficiente para responder a danos e perdas, especialmente para os países e as pessoas mais afetadas. Isso não deve envolver o uso de fundos de ajuda humanitária[2];

2. Compromissos mais ambiciosos e que vinculem juridicamente os Estados, empresas e setores responsáveis por emissões históricas, atuais e futuras para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C.

A crise climática não pode se tornar uma crise humanitária ainda maior. Precisamos de uma real justiça climática para nossos pacientes imediatamente.”

[1] Disse o Contagem regressiva da Lancet 2022.
[2] Médicos Sem Fronteiras é independente e financiada exclusivamente por doações privadas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print