Incêndio atinge campo de refugiados de Vathy, na ilha de Samos

Este é o segundo incêndio em campos de refugiados nas ilhas gregas em duas semanas

Incêndio atinge campo de refugiados de Vathy, na ilha de Samos
Apenas duas semanas após o incêndio no campo de Moria, em Lesbos, outro incêndio ocorreu ontem à noite nas ilhas gregas: desta vez, no campo de Vathy, na ilha de Samos. Até o momento, não houve relatos oficiais de vítimas.
 
Nossa equipe em Samos relata que várias unidades de acomodação (incluindo contêineres e tendas) foram destruídas e que cerca de 600 pessoas que ficaram sem ter onde dormir foram acolhidas por ONGs locais em vários edifícios da ilha.
No momento, MSF está apoiando o hospital local, oferecendo intérpretes. A equipe de MSF também oferecerá ajuda psicológica de emergência, além de itens essenciais de primeira necessidade às pessoas afetadas pelo incêndio.
 
No campo de Vathy, cerca de 6 mil pessoas estão amontoadas em um complexo projetado para apenas 650 pessoas, onde vivem em condições terríveis. Metade são mulheres e crianças. A maioria vive em tendas improvisadas, sem acesso regular a banheiros ou chuveiros.
 
Esses eventos são um resultado direto das políticas europeias que continuam a prender as pessoas em condições indignas e inseguras nas ilhas gregas. As autoridades gregas e europeias devem transferir urgentemente todas as pessoas vulneráveis para acomodações seguras e apropriadas em outros lugares.
 
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print