Gaza: operação militar nos arredores do hospital Al-Shifa deixa pacientes e profissionais encurralados

Profissional de MSF relatou bombardeios perto do hospital e confrontos em torno da clínica e do escritório da organização.

Quando as forças israelenses anunciaram, no dia 18 de março, que estavam conduzindo uma operação militar dentro e ao redor do hospital Al-Shifa, na Cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, a equipe de Médicos Sem Fronteiras (MSF) que estava abrigada nas proximidades relatou que estavam ocorrendo combates intensos na região.

Um dos integrantes de nossa equipe contou que ouviu drones, tanques e bombardeios perto do hospital nas primeiras horas do dia 18 de março e testemunhou um incêndio saindo do prédio principal do hospital Al-Shifa. Ele também disse que houve confrontos em torno da clínica e do escritório de MSF na Cidade de Gaza, onde alguns integrantes de nossa equipe e suas famílias ainda estão abrigados.

Estamos extremamente preocupados com a segurança dos pacientes e da equipe médica encurralados no complexo do hospital, assim como com a segurança de nossos colegas e de suas famílias que estão atualmente abrigados na clínica e no escritório de MSF. Pedimos a todas as partes em conflito que respeitem o espaço do hospital e o perímetro em torno dele e que garantam a segurança da equipe médica, dos pacientes e dos civis.

De acordo com nossa equipe, as forças israelenses realizaram prisões em massa na área ao redor de Al-Shifa, e perdemos contato com um dos integrantes da nossa equipe. As forças israelenses também emitiram uma ordem de evacuação para os civis saírem ao longo da estrada costeira de Gaza em direção a al-Mawasi, no sul de Gaza, apesar de uma nova ofensiva ter sido anunciada para ocorrer na parte sul do enclave.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print