Gaza: MSF condena ataque a abrigo que matou filha de 5 anos de um profissional da organização

Projétil atravessou parede do edifício em Khan Younis, no dia 8 de janeiro, que abrigava mais de 100 profissionais de MSF e seus familiares.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) condena veementemente um ataque contra um abrigo da organização, no dia 8 de janeiro, que levou à morte da filha de 5 anos de idade de um integrante da nossa equipe.

Na manhã de 8 de janeiro, um projétil semelhante ao de um tanque atravessou a parede do edifício em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, onde mais de 100 profissionais de MSF e seus familiares buscavam abrigo. A menina de 5 anos foi gravemente ferida pelo ataque e submetida a uma cirurgia no Hospital Europeu de Gaza. No entanto, em 9 de janeiro, ela morreu devido a seus ferimentos. Outras três pessoas ficaram levemente feridas no ataque.

“Estamos indignados e profundamente tristes com a morte de mais um membro da família de nossa equipe. Este ataque a civis é inaceitável e, mais uma vez, mostra que não importa onde você esteja em Gaza, nenhum lugar é seguro”, diz Thomas Lauvin, coordenador do projeto de MSF em Gaza. “O projétil não detonou com o impacto. Caso contrário, muitos outros de nossos profissionais e suas famílias provavelmente teriam sido mortos.”

Antes do incidente, MSF notificou as forças israelenses de que o edifício próximo ao Hospital Europeu de Gaza abrigava profissionais de MSF e seus familiares. Além disso, nenhuma ordem de evacuação foi emitida antes do ataque. Embora MSF não seja capaz de confirmar a origem do projétil, ele é semelhante aos que são utilizados pelos tanques israelenses. MSF entrou em contato com as autoridades israelenses e está buscando mais explicações.

Quatro profissionais de MSF foram mortos desde o início da escalada da guerra, além de inúmeros familiares.

Reiteramos o nosso apelo por um cessar-fogo imediato e sustentado em Gaza. A violência indiscriminada contra civis deve acabar agora!

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print