Foto de usuário do programa de MSF em Níger recebe prêmio internacional de fotojornalismo

O World Press Photo de 2005 foi concedido ao canadense Finbarr O’Reilly da agência Reuters por uma foto realizada num centro de nutrição terapêutica de MSF em Níger, país onde a organização mantém a maior operação nutricional de sua história

 'Esta foto tem tudo – beleza, horror e desespero'. Com estas palavras o presidente do júri do World Press Photo, comunicou, no último dia 11 de fevereiro, que o maior prêmio internacional de fotojornalismo foi atribuído, para o ano de 2005, ao fotógrafo canadense Finbarr O'Reilly, da agência internacional de notícias Reuters, pela foto ao lado. A foto retrata os dedos frágeis de um menino de um ano de idade pressionando a boca de sua mãe num centro de nutrição terapêutica em Tahoua, no oeste de Níger.

O menino foi uma das mais de 60 mil crianças tratadas nos centros de nutrição terapêutica de Médicos Sem Fronteiras, desde o início de 2005. No momento em que a foto foi realizada, ele já estava em fase de recuperação, após receber tratamento de equipes de MSF.

No ano passado, MSF montou a maior operação nutricional de sua história para responder a uma crise nutricional que atingiu o Níger, país localizado no centro-oeste da África. Até agora, 63 mil crianças com desnutrição severa foram tratadas por MSF em 10 centros de nutrição terapêutica semelhantes a este onde a foto foi tirada. Além delas, outras 115 mil crianças com desnutrição moderada receberam tratamento de MSF em cinco regiões do país.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print