Você está aqui

Foto de usuário do programa de MSF em Níger recebe prêmio internacional de fotojornalismo

23/02/2006
O World Press Photo de 2005 foi concedido ao canadense Finbarr O'Reilly da agência Reuters por uma foto realizada num centro de nutrição terapêutica de MSF em Níger, país onde a organização mantém a maior operação nutricional de sua história

 'Esta foto tem tudo – beleza, horror e desespero'. Com estas palavras o presidente do júri do World Press Photo, comunicou, no último dia 11 de fevereiro, que o maior prêmio internacional de fotojornalismo foi atribuído, para o ano de 2005, ao fotógrafo canadense Finbarr O'Reilly, da agência internacional de notícias Reuters, pela foto ao lado. A foto retrata os dedos frágeis de um menino de um ano de idade pressionando a boca de sua mãe num centro de nutrição terapêutica em Tahoua, no oeste de Níger.

O menino foi uma das mais de 60 mil crianças tratadas nos centros de nutrição terapêutica de Médicos Sem Fronteiras, desde o início de 2005. No momento em que a foto foi realizada, ele já estava em fase de recuperação, após receber tratamento de equipes de MSF.

No ano passado, MSF montou a maior operação nutricional de sua história para responder a uma crise nutricional que atingiu o Níger, país localizado no centro-oeste da África. Até agora, 63 mil crianças com desnutrição severa foram tratadas por MSF em 10 centros de nutrição terapêutica semelhantes a este onde a foto foi tirada. Além delas, outras 115 mil crianças com desnutrição moderada receberam tratamento de MSF em cinco regiões do país.