Febre de Lassa: cinco questões para entender a doença

Doença hemorrágica causa sérios danos a vários órgãos, reduzindo a capacidade de funcionamento do corpo.

A febre de Lassa é endêmica em alguns países da África Ocidental como Nigéria, Serra Leoa e Mali. A cidade de Abakaliki, na Nigéria, tem passado por repetidos surtos da febre de Lassa desde 2018, quando uma equipe de Médicos Sem Fronteiras (MSF) chegou para ajudar a identificar pessoas com sintomas e cuidar de pacientes no Hospital Universitário Federal Alex-Ekueme.

Cerca de 600 km mais ao norte, uma segunda equipe de MSF tem ajudado a tratar pacientes com febre de Lassa no hospital Tafawa Balewa, no estado de Bauchi, desde 2022. Em 2023, as duas equipes de MSF forneceram cuidados para 618 pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

Mas você sabe o que é a febre de Lassa? Conheça mais sobre a doença e nossas atividades:

O que é a febre de Lassa?

© Dora Naliesna/MSF

A febre de Lassa é uma doença hemorrágica que causa sérios danos a vários órgãos, reduzindo a capacidade de funcionamento do corpo. A doença afeta de 100 mil a 300 mil pessoas todos os anos em toda a África Ocidental e causa cerca de 5 mil mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2023, na Nigéria, houve 8.978 casos suspeitos e 1.227 casos confirmados de febre de Lassa, segundo o Centro Nigeriano de Controle de Doenças.

Como a febre de Lassa é transmitida?

© Dora Naliesna/MSF

A febre de Lassa é transmitida por uma espécie de rato. Na Nigéria, onde MSF tem ajudado a combater a doença, essa espécie é encontrada principalmente em três estados no leste e sul do país: Edo, Ondo e Ebonyi. Quando os roedores infectados se alimentam, eles deixam vestígios do vírus através de sua saliva e fezes.

O vírus é contagioso e pode se espalhar de pessoa para pessoa através de fluidos corporais, incluindo saliva, urina, sangue e vômito. A doença geralmente atinge o pico do número de casos na estação de seca, quando os ratos procuram comida nas casas das pessoas.

Durante todo o ano, mas especialmente no decorrer da temporada de pico, nossas equipes de promoção de saúde fornecem informações para as pessoas sobre a febre de Lassa e sobre onde obter cuidados médicos gratuitos.

Quais são os sintomas da febre de Lassa?

© Dora Naliesna/MSF

A doença causa sintomas semelhantes aos da malária, como febre, dores no corpo, dores de estômago e vômitos. Por conta dessa semelhança, é difícil identificar a febre de Lassa em tempo hábil.

Oluchi*, natural do estado de Ebonyi, na Nigéria, não sabe como contraiu a doença, mas se lembra de quando os sintomas começaram. “Comecei a ter febre alta e estava vomitando”, lembra ela. “Meu marido me levou para um hospital particular, onde recebi medicação contra a malária, mas os sintomas só pioraram. Os médicos não conseguiram descobrir o que havia de errado comigo, então me encaminharam para o hospital Alex-Ekueme para fazer o teste de febre de Lassa.”

O que pode ser feito para melhorar o diagnóstico da febre de Lassa?

© Dora Naliesna/MSF

Para ajudar a detectar casos de febre de Lassa em tempo oportuno, MSF desenvolveu um formulário de triagem em colaboração com o hospital Alex-Ekueme, na Nigéria. Por meio do formulário, os profissionais de saúde podem identificar casos suspeitos, registrando e analisando os sintomas gerais e principais dos pacientes e combinando-os com seu histórico de saúde e contato com roedores ou com uma pessoa infectada.

Quer ajudar MSF a levar cuidados de saúde a contextos como esse? DOE AGORA!

Como a febre de Lassa pode ser prevenida?

© Dora Naliesna/MSF

O gerenciamento adequado de resíduos, a preparação e o armazenamento apropriados de alimentos e a manutenção de um ambiente limpo são importantes para evitar o contato com as espécies de ratos portadores do vírus. Em caso de infecção, a detecção precoce e o tratamento são fundamentais para prevenir mortes.

Para ajudar a combater a doença diretamente em sua causa, MSF lançou uma “estratégia de controle de vetores” nas comunidades locais de Abakaliki, que inclui a instalação de armadilhas para ratos, o uso de rodenticidas (veneno para ratos) e o compartilhamento de informações de saúde sobre gerenciamento adequado de resíduos, preparação e armazenamento de alimentos.

 

Além das atividades de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento da febre de Lassa, as equipes de MSF fornecem apoio de saúde mental para pacientes e seus familiares, além de realizar treinamentos sobre a doença para equipes de saúde na Nigéria.

*Nome alterado para proteger a identidade da paciente

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print