Falta de segurança leva MSF a suspender atividades em Kandahar, Afeganistão

Violência contra trabalhadores de ajuda humanitária no Afeganistão ameaça as ações de organizações que têm como princípio a neutralidade. Recentes ataques contra esses profissionais no Afeganistão são inaceitáveis e devem ser fortemente condenados.

Diante dos recentes ataques contra profissionais de ajuda humanitária, a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) decidiu suspender suas atividades no campo de Zhare Dasht próximo a Kandahar, sul do Afeganistão.

MSF vem oferecendo assistência básica de saúde no campo que abriga 40.000 pessoas deslocadas, atendendo uma média de 7.500 por mês. Recentemente MSF respondeu a um grande surto de diarréia. Com a chegada do inverno, o número de casos de infecções pulmonares, incluindo pneumonia, está crescendo dramaticamente.

Para as pessoas mais vulneráveis do campo de Zhare Dasht, uma infecção pulmonar representa uma ameaça grave à vida. Além da falta de serviços de saúde, com a retirada de MSF, a população perde o acesso a assistência materna e neonatal e a imunizações consideradas vitais para crianças e mulheres grávidas. MSF também administrava um centro de alimentação para crianças desnutridas.

O campo de Zhare Dasht fica situado no deserto a aproximadamente 20 km de Kandahar e não tem capacidade para se manter por conta própria. Os abrigados são completamente dependentes de ajuda externa. As crescentes ameaças aos profissionais de ajuda humanitária no sul do Afeganistão e a falta de acesso a serviços de saúde irão deixá-los diante de grande sofrimento e perigo.

MSF esta avaliando como continuar oferecendo assistência às pessoas deslocadas no sul do Afeganistão mesmo diante da crescente violência contra organizações de ajuda humanitária, e em meio a confusão de papéis entre trabalho humanitário e militar à qual todos os envolvidos têm contribuído. Diante dessas circunstâncias, a neutralidade das ações humanitárias está seriamente ameaçada e o risco para os profissionais de MSF que trabalham nos arredores de Kandahar alcançou níveis inaceitáveis. Ataques recentes contra os profissionais de ajuda humanitária no Afeganistão são inadmissíveis e devem ser fortemente condenados.

Como uma organização independente de ajuda humanitária, a decisão de MSF de trabalhar no Afeganistão está baseada nos princípios fundamentais da ajuda humanitária: oferecer assistência incondicional diante das necessidades humanas sem tomar partido no conflito. A independência política é a pedra fundamental da nossa ação. A segurança dos nossos profissionais e a nossa capacidade de oferecer assistência aos necessitados dependem disso.

Inúmeras ONGs já pediram a intervenção de forças militares sob o comando da OTAN – Organização Tratado do Atlântico Norte – para oferecer ‘segurança’ para suas operações e esta mensagem pode ter contribuído para a confusão dos papéis das ONGs como atores independentes e neutros.

No entanto, MSF enfatiza mais uma vez que este apelo não é pela intervenção de forças militares quer sejam das Forças de Coalizão, da OTAN ou do Governo Afegão, para garantir a segurança dos nossos profissionais. O apelo de MSF é para que todas as partes envolvidas no conflito respeitem a neutralidade e a imparcialidade dos profissionais de ajuda humanitária enquanto nos esforçamos para oferecer assistência às pessoas mais necessitadas no Afeganistão.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print