Documentário sobre MSF listado para nomeação ao Oscar

“Estado de Emergência” mostra o cotidiano de quatro profissionais da organização na Libéria e na República Democrática do Congo

A Academia de Artes e Ciências anunciou na segunda-feira a lista dos 15 filmes que seguirão para a próxima etapa do processo de seleção dos indicados a melhor documentário da 82ª Premiação do Oscar. Entre eles, está a produção “Estado de Emergência” (no original “Living in Emergency: Stories of Doctors Without Borders”) de Mark N. Hopkins, que acompanha o trabalho da organização na Libéria e na República Democrática do Congo (RDC).

O documentário mostra como profissionais de diferentes nacionalidades, com níveis de experiência variados, enfrentam os desafios e dilemas do trabalho humanitário no terreno. “Esse filme mostra quem somos e porque existimos”, afirma Thierry Allafort-Duverger, ex-chefe da equipe de emergência de Médicos Sem Fronteiras (MSF) na França.

No Brasil, a produção foi exibida no Festival do Rio, em outubro deste ano. Após uma das sessões, seguiu-se um debate do qual participaram a diretora-executiva de MSF no Brasil, Simone Rocha, a produtora do filme, Naisola Grimwood, e o Dr. José Padilha, do Hospital Souza Aguiar.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print