Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas: organizações civis, pacientes e governo vão realizar uma série de atividades no Centro do Rio

A mobilização, que acontece na próxima segunda-feira (30), vai chamar a atenção do público para enfermidades que afetam 1,7 bilhão de pessoas vulneráveis no mundo

  • VOCÊ ESTÁ AQUI
  • Atualidades
  • Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas: organizações civis, pacientes e governo vão realizar uma série de atividades no Centro do Rio

Na próxima segunda-feira (30), Médicos Sem Fronteiras (MSF) e organizações da sociedade civil estarão na Cinelândia, no Rio de Janeiro, promovendo uma ação de mobilização e conscientização para o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas. As entidades, que fazem parte do Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas (FSBEDIN), vão reunir pacientes, profissionais de saúde e de organizações sem fins lucrativos. Eles desenvolverão uma série de atividades para o público com o objetivo de chamar a atenção para as necessidades das pessoas que sofrem com essas doenças. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a ação será realizada entre 7h30 às 15h30.

As doenças tropicais negligenciadas (DTNs) são um grupo de cerca de 20 enfermidades, como doença de Chagas, hanseníase, leishmaniose e hepatites virais, entre outras. Algumas delas podem ser fatais e atingem, principalmente, as populações em situação de vulnerabilidade, com acesso restrito a cuidados de saúde, água potável e saneamento.

Por afetarem sobretudo populações que não representam um mercado lucrativo para a indústria farmacêutica, não há investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Por isso, a maioria dos tratamentos existentes são antigos, ineficazes, tóxicos (com efeitos colaterais graves) ou inacessíveis. Para algumas dessas enfermidades, sequer há tratamento disponível. Cerca de 1,7 bilhão de pessoas sofrem de DTNs no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante a ação, quem passar pela Cinelândia terá acesso a revistinhas temáticas da Turma da Mônica sobre a doença de Chagas, que MSF estará distribuindo gratuitamente. A publicação, produzida em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, traz informações em linguagem simples e acessível para que pais e filhos entendam quais são as formas de prevenção, sintomas e tratamento para a doença de Chagas. O gibi está disponível para download no site da organização.

O público ainda terá a oportunidade de visitar parte do Expresso Chagas 21, uma exposição itinerante do Instituto Oswaldo Cruz sobre a doença de Chagas. Ao embarcar no primeiro módulo, chamado de “Associações”, os “passageiros” poderão conhecer a Associação Rio Chagas, que reúne pacientes afetados pela doença, e conversar com representantes da entidade para tirar dúvidas, além de participar de oficinas lúdicas e jogos interativos. No segundo vagão, “Casa e Saúde Única”, haverá um circuito educativo sobre a doença de Chagas, com maquetes e lâminas para visualizar o parasita Trypanosoma cruzi, causador da enfermidade. A ação será realizada em parceria com o projeto Ciência na Estrada.

O público ainda terá acesso a informações sobre as outras doenças negligenciadas por meio da distribuição de material informativo de promoção de saúde, orientação e aconselhamento.

*Também estarão presentes na mobilização de rua a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), a Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM), o projeto CUIDACHAGAS e a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia), todos representando o FSBEDIN. Uma equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro vai esclarecer dúvidas da população sobre acesso a diagnóstico e tratamento de DTNs pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas

Criada em 2020, a data é um momento de sensibilização, que visa garantir mais financiamento e compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de métodos mais simples, seguros, eficazes e acessíveis de diagnóstico e tratamento das DTNs. O foco é alertar para a importância da priorização de populações mais vulneráveis, principalmente nos países mais afetados.

Sobre o Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas

Criado em 2016, o Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas é um coletivo de pacientes, familiares, ativistas, especialistas e ONGs com a missão de lutar pela defesa dos direitos humanos e sociais à saúde das pessoas atingidas por doenças infecciosas e negligenciadas. Ao longo dos anos, tem atuado como espaço comum e democrático de representação, empoderamento, articulação e visibilidade.

Ação de conscientização do Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas

Data: 30 de janeiro

Horário: 7h30 às 15h30

Local: Cinelândia

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print