Crise de desnutrição no noroeste da Nigéria atinge número sem precedentes

De janeiro a maio de 2023, as internações por desnutrição em instalações de MSF foram 26% maiores do que no mesmo período de 2022.

Pacientes no hospital de Sokoto, apoiado por equipes de MSF. Foto: Ehab Zawati/MSF

Uma crise de desnutrição está se agravando no noroeste da Nigéria, levando Médicos Sem Fronteiras (MSF) a reforçar suas atividades na região. Para responder às necessidades, MSF abriu três novos centros ambulatoriais de alimentação terapêutica, além dos 10 centros de internação e 32 centros ambulatoriais que já administra nos estados de Kano, Katsina, Kebbi, Sokoto e Zamfara. Ainda assim, a atual resposta humanitária é insuficiente para evitar uma potencial catástrofe nos próximos meses.

Entre janeiro e maio deste ano, equipes de MSF no noroeste da Nigéria prestaram atendimento hospitalar a 10.200 crianças com desnutrição e graves complicações médicas e admitiram 51 mil crianças em seus programas de alimentação ambulatorial. As internações foram 26% maiores do que no mesmo período de 2022 – números que já eram sem precedentes.

É esperado que admissões continuem aumentando neste ano. Isso porque a “temporada de escassez” – o período entre as colheitas em que os estoques de alimentos estão baixos, que vai de maio a agosto na Nigéria – só começou recentemente, mas a ocupação de leitos já está em 100% em vários centros de tratamento de MSF.

“O número de crianças com desnutrição que estamos recebendo em nossas instalações é um forte indicador de que, quanto mais avançamos na temporada de escassez, mais casos receberemos.”

– Htet Aung Kyi, coordenador médico de MSF na Nigéria.

Centro de alimentação terapêutica de MSF para tratamento contra desnutrição na Nigéria. Foto: Ehab Zawati/MSF

Uma região em crise

O noroeste da Nigéria tem alguns dos piores indicadores de saúde do país. A escalada dos níveis de violência nos últimos anos contribuiu para transformar uma situação alarmante de desnutrição em uma crise total. Grupos armados regularmente invadem cidades, saqueiam propriedades e sequestram pessoas em troca de resgate.

Muitos moradores fugiram de suas casas para áreas mais seguras. Outros ficaram, mas não conseguem acessar suas fazendas ou locais de trabalho por causa do agravamento da insegurança. As pessoas que precisam de cuidados médicos enfrentam desafios para chegar aos centros de saúde e hospitais devido aos riscos de viajar em estradas inseguras.

As equipes de MSF dizem que as crianças que se recuperam da desnutrição e recebem alta muitas vezes precisam ser readmitidas depois, pois suas famílias lutam para encontrar comida suficiente para mantê-las saudáveis. Isso mantém as crianças presas em uma espiral de desnutrição da qual é difícil escapar.

“Comemos quando temos comida, mas há dias em que passamos fome e, às vezes, as crianças imploram por comida.”

– Sadiya, mãe de paciente com desnutrição atendido por MSF na cidade de Katsina.

De acordo com o Gabinete de Estatísticas da Nigéria, estima-se que 78% das pessoas no noroeste da Nigéria vivem abaixo da linha da pobreza. Os cuidados de saúde são muitas vezes inacessíveis ou de difícil acesso, e muitas crianças nunca foram vacinadas contra doenças comuns da infância. Uma quantidade muito limitada de ajuda internacional chega à região. Todos esses fatores contribuíram para o crescente número de crianças com necessidade urgente de tratamento contra desnutrição.

Apesar da escalada da crise, o noroeste da Nigéria ainda carece da atenção e do apoio necessários para estabelecer uma resposta que ajude a salvar vidas. Essa atuação precisa incluir medidas preventivas, como distribuição de alimentos e melhorias na segurança alimentar, assim como a detecção precoce de casos de desnutrição e tratamento oportuno.

MSF pede que todas as organizações humanitárias que trabalham no país ampliem sua atuação e pede ao governo nigeriano e às autoridades locais de saúde que ajam agora para evitar uma perda catastrófica de vidas nos próximos meses.

MSF trabalha continuamente na Nigéria desde 1996. Atualmente, nossas equipes estão respondendo à crise de saúde e desnutrição no noroeste da Nigéria, trabalhando em 10 centros de alimentação terapêutica hospitalar e 35 centros de alimentação terapêutica ambulatorial nos estados de Kano, Katsina, Kebbi, Sokoto e Zamfara.

MSF também estamos respondendo a uma emergência de desnutrição no nordeste da Nigéria, administrando um centro de alimentação terapêutica intensiva com 120 leitos e um programa de alimentação terapêutica ambulatorial no centro de Nilefa Kiji, em Maiduguri, estado de Borno.

No ano passado, equipes de MSF em toda a Nigéria prestaram atendimento hospitalar a 28 mil crianças com desnutrição grave e inscreveram 175 mil crianças em seus programas de alimentação ambulatorial.

 

 

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print