Você está aqui

COVID-19: MSF estrutura duas unidades de internação temporárias em Madri

30/03/2020
Juntas, as unidades têm mais de 200 leitos. O objetivo é aliviar hospitais da região para que se concentrem no tratamento dos casos mais graves
COVID-19: MSF estrutura duas unidades de internação temporárias em Madri

Foto: Olmo Calvo

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está colocando todo o seu conhecimento e sua experiência em gestão de epidemias a serviço da sociedade espanhola e das autoridades de saúde, para ajudar a mitigar o impacto da COVID-19.

"O gerenciamento da pandemia requer uma mentalidade de emergência humanitária, para obter soluções direcionadas que ampliem a capacidade de tratamento, reduzam as mortes e contenham o contágio", diz David Noguera, presidente de MSF na Espanha.

A organização está apoiando e aconselhando autoridades, como o Ministério da Saúde e os departamentos de saúde, no desenvolvimento de protótipos de unidades temporárias para expandir a capacidade hospitalar. MSF também ajudará na avaliação e identificação de locais para a construção de instalações médicas em Madri, Catalunha e Vitória.

As duas unidades de saúde que apoiam os hospitais Severo Ochoa, em Leganés, e Príncipe das Astúrias, em Alcalá de Henares, Madri, têm capacidade para mais de 200 leitos. Paula Farias, coordenadora de MSF em Madri, diz que o objetivo dessas estruturas é "descongestionar os serviços de emergência, permitindo que eles tratem os pacientes mais graves de COVID-19, enquanto as unidades temporárias podem atender os menos graves". Pacientes que necessitam de hospitalização serão transferidos para as UTIs.

A unidade de apoio hospitalar Severo Ochoa, localizada no pavilhão Carlos Sastre, em Leganés, foi estruturada em coordenação com o conselho local e o próprio hospital. A unidade tem 120 leitos. Já a unidade de saúde de Alcalá de Henares – de 82 leitos – está sob a coordenação conjunta de MSF, do Hospital Príncipe de Asturias e da Universidade de Acalá.

A equipe médica de ambas as unidades será cedida pelos hospitais, que administrarão as instalações com o apoio dos municípios, do Ministério da Saúde e da comunidade local. Uma vez que as unidades de atendimento ao paciente se tornem funcionais, MSF fornecerá suporte logístico e uma equipe de monitoramento para cada uma delas.

"Teremos um médico em cada unidade, para oferecer treinamento à equipe médica em aspectos como o sistema de gerenciamento desse tipo de estrutura durante uma crise e tudo relacionado ao uso de equipamentos de proteção", explica Farias. "Quando a unidade de suporte estiver operacional, a coordenação estará completamente sob responsabilidade dos centros de saúde".


Atividades em Barcelona

Na Catalunha, MSF apoia e aconselha as autoridades de saúde em nível regional e local, incluindo o “Cat Salut” (serviço de saúde da Catalunha) e o conselho da cidade de Barcelona.

Especificamente em Barcelona, MSF está assessorando e apoiando o Barcelona Health Consortium na expansão de hospitais da cidade, que incluem o Hospital del Mar e o Vall d'Hebron. A organização também está dando suporte estratégico no desenvolvimento de unidades externas de saúde, que serão montadas em pavilhões designados para cada um dos hospitais. Pacientes de COVID-19 cujos quadros de saúde são leves ou moderados receberão atendimento nessas unidades, descongestionando os serviços de emergência e as UTIs, que atendem os mais graves.

MSF também está assessorando os conselhos de administração de asilos e lares de idosos sobre gerenciamento de casos, bem como avaliação de riscos e implementação de medidas de higiene e proteção, a fim de reduzir a transmissão do novo coronavírus.

“Temos três objetivos: apoiar as plataformas de coordenação que respondem a essa pandemia, com base na nossa experiência na gestão de crises semelhantes; ajudar a aliviar a pressão sobre os hospitais e centros de saúde, para que eles possam se concentrar no atendimento aos pacientes mais graves; e fortalecer a proteção dos nossos idosos, um dos grupos mais vulneráveis”, diz David Noguera.

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar