Conheça o novo Presidente Internacional de Médicos Sem Fronteiras

Começa o mandato do dr. Christos Christou, que trabalha na organização desde 2002

Conheça o novo Presidente Internacional de Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras (MSF) recebe Christos Christou como seu novo Presidente Internacional. Christos foi eleito Presidente durante a Assembléia Geral Internacional de MSF em junho de 2019 e começará seu mandato em setembro.

Nascido em Trikala, uma pequena cidade no centro da Grécia, o dr. Christou se formou na faculdade de medicina da Universidade Aristóteles em Tessalônica, na Grécia, e tem doutorado em cirurgia pela Universidade Kapodestrian de Atenas. Ele possui um mestrado em saúde internacional – gerenciamento de crises de saúde da Universidade de Atenas e é membro de seu corpo docente.

O dr. Christou mais tarde se especializou em cirurgia geral e de emergência na unidade cirúrgica e de transplantes do Hospital Evangelism em Atenas. Em 2013, ele se mudou para Londres, trabalhando como pesquisador clínico sênior em cirurgia colorretal no King’s College Hospital. Em 2018, tornou-se consultor em cirurgia colorretal e emergência no Hospital Universitário North Middlesex. No mesmo ano, ele foi premiado como membro do Conselho Europeu de Cirurgia de Coloproctologia.

O dr. Christou ingressou em MSF em 2002 e ocupou várias funções no terreno. Seu primeiro projeto foi na Grécia como médico de campo, trabalhando com migrantes e refugiados. Ele então trabalhou como médico em um projeto de HIV/Aids na Zâmbia em 2004 e 2005. Também atuou em várias zonas de conflito e contextos inseguros, incluindo Sudão do Sul, Iraque e, mais recentemente, Camarões, como cirurgião de Emergência e Trauma.

O dr. Christou foi primeiro secretário-geral, depois vice-presidente e, finalmente, presidente do conselho administrativo de MSF-Grécia de 2005 a setembro de 2019.

A chegada do dr. Christos Christou marca o fim dos seis anos de presidência da dra. Joanne Liu.  

“Como nossa presidente, Joanne garantiu que a realidade das pessoas encurraladas em crises fosse levada diretamente à atenção das autoridades e do público em todo o mundo”, diz Christopher Lockyear, secretário-geral de MSF Internacional.

“Durante seu mandato, Joanne trabalhou incansavelmente durante os surtos de Ebola na África Ocidental de 2014 a 2016 e no bombardeio de nosso centro de trauma em Kunduz, Afeganistão, em 2015. Ela apoiou equipes de MSF trabalhando em várias crises extremas, desde as guerras no Iêmen e na Síria até a República Centro-Africana. 

Joanne também falou particularmente da brutalidade das políticas desumanas de migração que as equipes de MSF veem em todo o mundo, do México, à Líbia e até a Europa”.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print