Como evitar a propagação do coronavírus?

Saiba como se proteger e proteger as pessoas ao seu redor

Como evitar a propagação do coronavírus?

Mais de 100 países já relataram casos e, em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o COVID-19 como uma pandemia. Conheça os sintomas e algumas dicas de proteção contra o coronavírus, responsável pela doença.

Contágio

Uma pessoa pode contrair COVID-19 entrando em contato com outra pessoa infectada pelo vírus. A transmissão do coronavírus costuma acontecer pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como:

•    Gotículas de saliva.
•    Espirro e tosse.
•    Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão de pessoas infectadas. 
•    Contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Sintomas

O tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é, em média, de cinco dias, mas pode chegar a duas semanas. Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, secreções nasais e dor de garganta. Esses sintomas geralmente são leves.

Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem a necessidade de qualquer tratamento especial.

Pacientes com doenças crônicas ou graves, pessoas com sistema imunológico fragilizado, idosos e gestantes estão no grupo que deve estar mais atento.

Se você se sentir doente, procure o seu médico ou uma unidade de saúde.

O que posso fazer para me proteger e impedir a propagação da doença?

•    Lave com frequência bem as mãos com água e sabão por ao menos 20 segundos. Se não tiver acesso a água e sabão, use um desinfetante à base de álcool. No caso do álcool, você deve esperar que a solução tenha evaporado antes de tocar qualquer objeto.
•    Mantenha uma distância mínima de 1 metro (3 passos) entre você e qualquer pessoa que tosse ou espirra.
•    Não toque olhos, nariz e boca.

As pessoas com sintomas de uma infecção respiratória aguda devem tomar as seguintes precauções:

•    Manter alguma distância com os outros.
•    Não espirrar ou tossir na mão. Use o cotovelo dobrado ou um lenço de papel para cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar. O lenço usado deve ser descartado imediatamente e as mãos lavadas.

O uso da máscara é somente indicado para pessoas com sintomas respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, profissionais de saúde e pessoas cuidando de pacientes infectados.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print