Burundi: mulheres ainda sofrem com a fístula obstétrica

MSF realiza a milésima cirurgia de reparo da condição, mas teme pelo futuro do programa no país

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) realizou sua milésima operação de reparo da fístula obstétrica em Gitega, no Burundi, mas está preocupada com o futuro do projeto.

Iniciado em julho de 2010, o Centro Urumuri é fruto de um esforço conjunto do Ministério da Saúde e de MSF. Mil operações já foram realizadas ali, permitindo a mulheres retomarem suas vidas normais e deixar a exclusão para trás. A fístula obstétrica causa, frequentemente, incontinência urinária e/ou fecal, o que resulta em isolamento social.

Embora aproximadamente 1.200 mulheres desenvolvam fistula obstétrica no Burundi todo ano, o Centro Urumuri de MSF ainda é a única instalação no país que oferece tratamento gratuito e integral a mulheres com fístulas simples ou complexas.

“Mesmo que estejamos contentes por termos conseguido tratar tantas mulheres proporcionando a elas a possibilidade de se recuperarem com dignidade, também estamos preocupados com o futuro”, afirma Bavo Christiaens, coordenador geral de MSF no Burundi. “Apesar das repetidas solicitações às autoridades de saúde, nós não fomos autorizados a treinar um médico sequer para operar fístulas. Portanto, estamos lançando um novo apelo a nossos parceiros a fim de que aproveitem a oportunidade única que o Centro Urumuri oferece para o treinamento de médicos do Burundi nesse procedimento”.

MSF teme que o Centro Urumuri vá fechar quando o programa for repassado às autoridades nacionais. “MSF oferece apoio temporário e nosso objetivo é repassar nossas atividades às autoridades de saúde locais. Compartilhar nossos conhecimentos e oferecer treinamento é parte integral de nosso compromisso aqui no Burundi”, observa Christiaens.
 
MSF atua no Burundi desde 1993 e, atualmente, administra três projetos, dois dos quais são exclusivamente focados em saúde materna.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print