MSF apoia comunidades afetadas por enchentes na Nigéria

Fortes chuvas de setembro causaram inundações no estado de Jigawa

MSF apoia comunidades afetadas por enchentes na Nigéria

MSF está atuando nas comunidades de Jahun e Miga, no estado de Jigawa, na Nigéria, afetadas pelas enchentes de setembro. Fortes chuvas inundaram essa parte do país, deixando milhares de pessoas desabrigadas e sujeitas a doenças.

MSF distribuiu colchões, cobertores, mosquiteiros, utensílios de cozinha e artigos de higiene para 90 famílias mais afetadas em Jahun, em 15 de outubro, enquanto mais de 70 famílias receberam a mesma assistência em Miga, um dia depois.

As inundações destruíram estradas e plantações, danificaram casas e deixaram pessoas sem os seus animais, induzindo a novos deslocamentos.

“A população local diz que não observa uma situação semelhante há mais de 15 anos”, informa Gado Mahamadou, coordenador do Projeto de MSF em Jahun.  “As fortes chuvas que duraram muitas horas causaram a queda de casas, especialmente nos bairros mais pobres. Essa situação levou algumas famílias a deixarem suas casas para viver em escolas ou em casas de acolhimento com outras famílias. Especialmente as famílias mais pobres perderam muitos dos materiais que usam em sua vida diária”, acrescenta.

Além de ajudar as comunidades inundadas, MSF continua realizando atividades regulares no Hospital Geral de Jahun, onde as equipes fornecem atendimento de emergência abrangente, obstetrícia e cuidados para recém-nascidos.

MSF está no estado de Jigawa, em colaboração com o Ministério da Saúde da Nigéria, desde 2009 com atividades de emergência obstétrica. Na Nigéria, onde está desde 1996, atua em sete estados: Borno, Jigawa, Zamfara, Sokoto, Benue, Ebonyi e Rivers.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print