Bihar: mais um passo dado para o tratamento efetivo da desnutrição aguda grave

Hospital é inaugurado para tratamento da doença

A Sociedade de Estado da Saúde de Bihar inaugurou, recentemente, uma Unidade de Cuidados Intensivos para Desnutrição (MICU, na sigla em inglês) para tratamento dos casos mais complicados de crianças com desnutrição aguda grave no Hospital Médico Universitário de Darbhanga, em Bihar. O MICU será administrado conjuntamente pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e pelo pessoal do Ministério da Saúde do Hospital Médico Universitário de Darbhanga.

O objetivo do MICU é ampliar o acesso ao tratamento da maioria das crianças severamente desnutridas que apresentam complicações no distrito. “A abertura do MICU é um passo positivo rumo ao tratamento de casos complicados de desnutrição em Bihar e à demonstração de que a desnutrição aguda grave é uma condição médica que demanda atenção específica e administração dentro do sistema público de saúde”, afirma GeoffroyDuqué, diretor de MSF na Índia.

Crianças com desnutrição aguda grave podem ser tratadas na própria em nível comunitário, mas os casos que envolvem complicações médicas demandam internação. Casos complicados serão tratados no MICU. Inaugurado pelo diretor do Hospital Médico Universitário de Darbhanga, o Dr. S. N. Sinha, o MICU é o primeiro do tipo na Índia e proverá cuidados médicos especializados de internação para crianças gravemente doentes enfrentando risco de morte.
 
Em parceria com o Hospital Médico Universitário, MSF vai treinar a equipe médica até 2015 para garantir a qualidade e a continuidade do trabalho na unidade.
 
“É uma honra que o hospital seja a primeira instituição do país a oferecer cuidados terciários a crianças desnutridas. Estamos comprometidos com a sustentabilidade do MICU e esperamos que ele estabeleça o padrão no trato da desnutrição em Bihar. Estou convencido de que isso vai contribuir para fazer de Darbhanga um distrito livre de desnutrição”, diz o Dr. S. N. Sinha.

Esse é mais um passo rumo à resposta à desnutrição aguda grave em Bihar, onde se estima que 8,6% das crianças com menos de cinco anos estejam severamente desnutridas. Com uma prevalência conservadora de 3,5%, mais de 27 mil crianças são afetadas pela desnutrição aguda grave apenas no distrito de Darbhanga.
 
MSF atua na Índia desde 1999. Além da desnutrição, a organização também trabalha com as autoridades de saúde de Bihar no tratamento do calazar, doença negligenciada que é endêmica no distrito. Na Índia, MSF também conduz projetos em Andhra Pradesh, Chattisgarh, Jammu e Kashmir, Maharashtra, Manipur e Nagaland.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print