Ataque destrói escritório de MSF em Donetsk, na Ucrânia

Cinco civis ficaram feridos, incluindo um profissional de MSF.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) condena veementemente o ataque ao escritório da organização em Pokrovsk, região de Donetsk, na Ucrânia. O prédio foi atingido por mísseis na madrugada de hoje, 5 de abril, aproximadamente às 3h15. A construção foi completamente destruída e cinco pessoas ficaram feridas, incluindo um profissional de segurança de MSF.

Como resultado, MSF suspendeu temporariamente suas atividades médico-humanitárias na região de Donetsk, exceto o apoio a serviços de atendimento de emergência e encaminhamento com ambulâncias.

“Este ato de violência contra uma organização humanitária não pode ser considerado apenas mais uma casualidade da guerra”, defende Vincenzo Porpiglia, coordenador de emergência de MSF na Ucrânia. “Os ataques a qualquer instalação onde profissionais humanitários trabalhem não só põem em risco a segurança da nossa equipe, mas também impedem o fornecimento de cuidados essenciais para as pessoas que necessitam deles.”

• Leia também: repetidos ataques a hospitais na Ucrânia têm trágico custo em vidas e infraestrutura

O profissional de segurança de MSF Eduard Marchenko, que estava dentro do escritório quando o ataque ocorreu, ficou ferido. “Eu estava na sala de estar quando a explosão me levantou e me arremessou no chão, como uma onda.”
Marchenko foi diagnosticado com uma contusão e uma lesão no crânio. Ele foi tratado e está se recuperando. Quatro pessoas que estavam perto do edifício no momento do ataque sofreram ferimentos, incluindo um menino de 14 anos de idade. Elas receberam ajuda médica e não precisaram ser hospitalizadas.

Escritório de MSF na região de Donetsk após ataque ocorrido no dia 5 de abril de 2024. © Yuliia Trofimova/MSF

MSF fornece assistência médica na região de Donetsk desde 2015. À medida que a guerra se intensificou, expandimos nossos projetos e estendemos nossa assistência a áreas próximas às linhas de frente.

Oferecemos cuidados médicos e psicológicos através das nossas clínicas móveis que atendem mais de 100 comunidades onde o acesso a instalações médicas é dificultado pelas hostilidades contínuas e pela escassez de profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde do país é apoiado por MSF para a realização de evacuações médicas, operando 15 ambulâncias em Donetsk e outras regiões quando há fluxos de vítimas em massa após bombardeios.

Nosso escritório em Pokrovsk também era nossa farmácia e nosso centro logístico de equipamentos e veículos. O incidente de hoje ocorreu após dois ataques em novembro de 2023 a hospitais apoiados por MSF em Kherson e Selydove, que deixaram mortos e feridos.

MSF continua comprometida em fornecer assistência médica essencial em várias áreas da Ucrânia, incluindo as regiões de Kherson, Cherkasy e Vinnynsia, mas devemos garantir que nossas operações possam ser realizadas com segurança e eficácia.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print