Repetidos ataques a hospitais na Ucrânia têm trágico custo em vidas e infraestrutura

Em uma semana, dois hospitais onde MSF estava atuando no país foram atacados, e quatro pessoas morreram.

Mísseis que atingiram hospital em Selydove, em 20 de novembro, causaram danos a ambulâncias, à infraestrutura e deixaram três pessoas mortas. ©MSF

Na segunda-feira, dia 20 de novembro, dois mísseis atingiram um hospital em Selydove, na região de Donetsk, na Ucrânia, onde cinco profissionais de Médicos Sem Fronteiras (MSF) estavam presentes. Embora eles tenham sobrevivido ilesos ao ataque, oito pessoas dentro do hospital ficaram feridas – incluindo dois profissionais do Ministério da Saúde da Ucrânia. Tragicamente, três pessoas foram mortas quando parte da unidade de saúde desabou por causa dos mísseis. MSF condena esse ataque a um hospital, o segundo em uma semana, e mais uma vez pede a proteção das instalações médicas.

• Leia também: Hospital na Ucrânia é bombardeado duas vezes em 72 horas

“Por volta das 23h30, começamos a ouvir explosões. Inicialmente, elas pareciam distantes, mas aos poucos foram se aproximando. De repente, um míssil atingiu a sala onde eu e outros membros da equipe de MSF estávamos. Por sorte, o impacto foi no canto da sala, o que provavelmente nos salvou”, disse Artem Tretiakov, motorista da ambulância de MSF.

Danos ao hospital em Selydove, na Ucrânia, atingido por mísseis no dia 20 de novembro. © Stanislav Dudinskyi/MSF

Após o ataque, a equipe de MSF começou imediatamente a prestar primeiros socorros de emergência aos feridos dentro do hospital. Uma ambulância adicional de tratamento intensivo e uma equipe de emergência também foram enviadas ao hospital em Selydove para oferecer mais apoio.

“Todas as luzes do hospital se apagaram. Fomos para o corredor e perguntamos se alguém estava precisando de ajuda. Usando lanternas e telefones celulares, prestamos os primeiros socorros, fazendo curativos improvisados”, contou Yevheniia Mitiaieva , médica de MSF. “Um paciente de 80 anos estava em estado crítico. Ele tinha vários ferimentos causados por vidros de janelas que se estilhaçaram durante as explosões. Após nosso tratamento inicial, nós o transferimos em uma de nossas ambulâncias para outro hospital, para receber mais cuidados médicos.”

• Leia também: Três relatos de pessoas deslocadas pela guerra na Ucrânia

O hospital em Selydove sofreu graves danos com o ataque. Duas ambulâncias de MSF baseadas no local também foram danificadas. Os dois veículos são parte de um sistema de ambulâncias que transportou mais de 10.600 pacientes – 62% deles com traumas violentos – desde maio de 2022. “A onda de explosão quebrou as janelas das ambulâncias”, explicou Tretiakov. “Apesar disso, os veículos continuam operacionais e, assim que o vidro for substituído, retomaremos nosso trabalho.”

Em uma semana, dois ataques a hospitais

Este é o segundo ataque em uma semana a um hospital onde MSF atua na Ucrânia. Na segunda-feira, 13 de novembro, um hospital na região de Kherson foi alvo de uma artilharia que destruiu 150 janelas e danificou seriamente o setor de emergência onde MSF atuava. Três pessoas ficaram feridas, e um membro da equipe do Ministério da Saúde morreu devido aos ferimentos sofridos durante o ataque.

Hospital em Kherson, na Ucrânia, foi alvo de tiros no dia 13 de novembro. ©MSF

“Condenamos totalmente esses ataques abomináveis a hospitais, que resultaram em trágicas mortes e ferimentos de pacientes e equipes médicas”, enfatizou Vincenzo Porpiglia, coordenador-geral do projeto de MSF na Ucrânia. “Esses ataques continuam a colocar as vidas da equipe de saúde em risco e comprometem nossa capacidade de oferecer tratamento médico crítico a pacientes em extrema necessidade.”

As instalações médicas devem ser locais onde vidas são salvas, não tiradas.”
-Vincenzo Porpiglia, coordenador-geral do projeto de MSF na Ucrânia.

MSF tem trabalhado na sala de emergência e na unidade de terapia intensiva do hospital em Selydove desde julho de 2023 e, desde outubro deste ano, atua também na sala de emergência do hospital em Kherson. Devido à insegurança e aos extensos danos aos prédios, MSF é forçada a suspender temporariamente sua presença nesses hospitais. No entanto, estamos comprometidos em continuar a apoiar com encaminhamentos de ambulância, e as equipes de MSF continuam a trabalhar no departamento de emergência e a oferecer cuidados cirúrgicos em outros hospitais nas regiões de Donetsk e Kherson, além de conduzir clínicas móveis em áreas próximas às linhas de frente, onde há acesso limitado aos serviços de saúde.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print