5 questões sobre a COVID-19

Saiba o que é verdadeiro e o que é falso sobre a pandemia do novo coronavírus

5 questões sobre a COVID-19

Com tantas informações circulando sobre o novo coronavírus, é normal que surjam dúvidas. Veja nossa lista abaixo para saber o que é verdadeiro e o que é falso sobre a COVID-19.

1. Todas as informações que circulam sobre a COVID-19 são corretas?

FALSO. Cheque sempre a fonte da notícia e confie nos dados médicos e nas orientações de organizações de saúde. A disseminação de informações falsas pode gerar pânico e ser tão perigosa quanto o vírus.

2. Idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido são grupos de risco?
 
VERDADEIRO. Idosos estão mais propensos a desenvolver uma forma grave da COVID-19 e/ou ter complicações. Pessoas que já sofrem com outras infecções ou doenças também correm maior risco de ter seu estado de saúde seriamente agravado.

3. A quarentena e o isolamento social são ações exageradas para combater a pandemia?

FALSO. Medidas como essas, já adotadas por muitos países, são de extrema importância, porque podem retardar a transmissão do vírus, reduzindo o aumento de casos e limitando o número de pacientes graves que os sistemas de saúde precisam gerenciar ao mesmo tempo.

4. Os sintomas da COVID-19 são similares aos de uma gripe comum?

VERDADEIRO. Os principais sintomas incluem fraqueza, febre, tosse seca e, às vezes, dificuldade respiratória. No entanto, pacientes com a COVID-19 não costumam apresentar espirros e coriza, sintomas comuns em outras gripes ou resfriados.

5. O uso de máscara hospitalar é a melhor forma de se proteger da COVID-19?

FALSO. A máscara só é indicada para pessoas com sintomas respiratórios, casos suspeitos ou confirmados, profissionais de saúde e cuidadores de pacientes infectados. A melhor forma de se prevenir é lavar as mãos com frequência, usar um lenço descartável ao tossir ou espirrar (ou fazer isso cobrindo a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo) e evitar estar muito próximo de outra pessoa.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print