5 fatos sobre o sistema de saúde de Mianmar em meio à turbulência política

Em 2021, houve 286 ataques à saúde; a insegurança também desafia a ida das pessoas até as instalações de saúde.

Foto: Ben Small/MSF

Há um ano, os militares assumiram o comando em Mianmar, no sudeste asiático, impactando os serviços de saúde no país. Nos últimos 12 meses, nossas equipes intensificaram seus esforços e expandiram suas atividades em comunidades onde Médicos Sem Fronteiras (MSF) já está presente. Veja abaixo o que testemunhamos neste último ano:

 

1: HIV e Tuberculose (TB)

Foto: Ben Small/MSF

Com os programas do governo para HIV e tuberculose operando com apenas uma fração de sua capacidade no país desde que os militares tomaram o poder, os 20 anos de progresso no enfrentamento dessas condições em Mianmar estão em risco. Intensificamos nossas atividades para preencher as lacunas deixadas no atendimento do governo às pessoas que vivem com HIV e TB nas áreas em que atuamos.

 

2: Acesso a cuidados de saúde

Foto: Ben Small/MSF

O aumento dos conflitos, da insegurança e das dificuldades econômicas e a restrição de mobilidade devido à COVID-19 têm dificultado o acesso à saúde. Entre fevereiro e dezembro de 2021, houve 3.468 consultas perdidas para pacientes que vivem com HIV nas clínicas de MSF, um aumento de 54% em relação ao mesmo período em 2020.

 

3: COVID-19

Foto: Ben Small/MSF

O sistema público de saúde de Mianmar ainda não conseguiu lidar com seu surto mais grave de COVID-19, com milhares de mortes de pessoas que não tiveram acesso à assistência médica necessária. MSF reforçou o apoio, abrindo três centros de tratamento da COVID-19 em Kachin e Yangon. Nossas clínicas destinadas a pacientes com COVID-19 ajudaram a salvar a vida de muitas pessoas, e continuamos prontos para responder se e quando outro surto atingir Mianmar.

 

4: Cuidados primários

Foto: Ben Small/MSF

Os hospitais e clínicas públicas continuam incapazes de atender às necessidades da população. Instalações privadas são extremamente caras e muitas vezes, a única opção. Muitas instalações públicas de saúde fecharam, e aquelas que estão abertas atualmente nas áreas em que atuamos normalmente oferecem apenas serviços limitados. Em resposta, MSF expandiu suas atividades primárias de saúde, fornecendo 78.776 consultas em 2021, em comparação com 38.767 em 2020.

 

5: Ataques

Foto: Lwyn Phyu Phyu Kyaw/MSF

Mianmar sofreu 286 ataques à saúde em 2021, mais do que qualquer outro país do mundo. Médicos e enfermeiros foram intimidados, presos e mortos. As instalações foram ocupadas e as atividades médicas foram bloqueadas.
MSF se solidariza com a comunidade médica geral com a qual trabalhamos, que continua a ser alvo de ataques. Todos os profissionais da saúde devem ter liberdade para exercer suas atividades como quiserem, sem medo de represálias. As autoridades devem permitir que as organizações de ajuda de emergência cheguem às pessoas nas áreas mais afetadas pelo conflito e garantir o espaço necessário para atuar se e quando outro surto de COVID-19 ocorrer.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print