5 casos em que as vacinas ajudaram a conter epidemias

Entenda a importância da vacinação em alguns dos países em que atuamos

5 casos em que as vacinas ajudaram a conter epidemias

Todos os anos, Médicos Sem Fronteiras (MSF) vacina milhões de pessoas, prevenindo doenças como meningite, sarampo e febre amarela. As estratégias de vacinação têm um papel fundamental no controle de epidemias em diversos países. No entanto, milhares de pessoas no mundo ainda morrem de doenças que podem ser prevenidas por vacinas.

Conheça 5 campanhas realizadas por MSF para vacinar populações em risco:

1. Febre amarela – República Democrática do Congo

Em 2015 e 2016, durante o maior surto de febre amarela em mais de 30 anos, mobilizamos 100 equipes de 16 pessoas em partes de Kinshasa, capital da RDC, para vacinar 760 mil pessoas. A febre amarela pode ser prevenida por uma vacina extremamente eficaz, segura e acessível, que produz imunidade em 99% das pessoas vacinadas.
 

2. Sarampo – Mali

Em setembro de 2020, na região de Timbuktu, norte do Mali, MSF e o Ministério da Saúde realizaram uma campanha de vacinação contra o sarampo que imunizou mais de 50 mil crianças com idades entre seis meses e 14 anos. A vacinação foi feita em três etapas em 12 das 19 zonas de Timbuktu.

 

3. Ebola – República Democrática do Congo

Pacientes do 11º surto de Ebola na RDC se beneficiaram do progresso científico que tem sido feito nos últimos anos, com as vacinas e os tratamentos agora disponíveis. De acordo com a OMS, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas com a vacina rVSV-ZEBOV. MSF ajudou na vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente.

4. Doença pneumocócica – Sudão do Sul

Em 2013, MSF iniciou uma campanha com a vacina conjugada pneumocócica (PCV) no campo de refugiados de Yida, no Sudão do Sul. Cerca de 10 mil crianças com menos de dois anos de idade foram vacinadas até 2014. Foi a primeira vez que a PCV foi usada em um contexto de refúgio.

 

5. Meningite – Níger

Equipes de emergência de MSF apoiaram o Ministério da Saúde do Níger em uma campanha de vacinação contra a meningite, em abril de 2017, nas regiões de Niamey, Tahoua, Dosso e Tillabéry. Mais de 350 mil pessoas com idades entre dois e 20 anos foram vacinadas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print